Foco e Escopo

Missão

Contribuir para a construção do conhecimento científico na área de Turismo, por meio da divulgação de estudos e pesquisas de alto nível de qualidade, que possam subsidiar o profundo entendimento da área, promovendo o senso crítico e a reflexão, e fundamentando as atividades acadêmicas e práticas dos diversos setores do Turismo.

Foco e escopo

A RTC tem interesse na publicação de artigos de desenvolvimento teórico e trabalhos teórico-empíricos na área de Turismo. Possui amplo escopo temático, podendo as publicações versarem sobre os diversos subcampos do Turismo. Contudo, devem estar de forma direta e explicitamente relacionadas com o tema.

As principais áreas temáticas são:

  • Turismo e Desenvolvimento Regional: Turismo e Espaço; Turismo e Cultura; Turismo e Sociedade; Turismo e Meio Ambiente; Políticas Públicas de Turismo; Integração, Coordenação e Cooperação entre Atores e Agentes; Monitoramento do Turismo Local e Regional; Desenvolvimento Sustentável do Turismo.
  • Gestão em Turismo: Competitividade Turística de Destinos e Organizações; Redes e Alianças Estratégicas; Marketing Turístico; Planejamento e Gestão em Turismo; Desenvolvimento de Produtos Inovadores; Sistemas de Informação; Identificação e Captação de Novos Mercados; Logística; Gestão Ambiental; Responsabilidade Social; Gestão Estratégica de Pessoas.

Os trabalhos podem ser escritos por quaisquer autores, independente de afiliação institucional.

Não ocorre a publicação de mais do que um artigo por ano de um mesmo autor.

São aceitos/publicados trabalhos nos idiomas português e inglês.

Todos os artigos são submetidos ao processo de double-blind review (revisão cega por pares) 

Público-alvo

Pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação em Turismo e áreas afins, bem como profissionais que atuam na gestão pública e privada do Turismo.

Periodicidade

Semestral

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos submetidos passam por avaliação prévia feita pelo editor. São examinandos a adequação do trabalho à linha editorial da revista e às normas de formação, além de avaliar o seu potencial para publicação.

Posteriormente, os trabalhos aprovados na avaliação inicial são encaminhados para avaliadores parceiros externos à equipe editorial e técnica da revista, onde passam pelo processo de revisão cega por pares (double-blind review). Assim, autores não possuem conhecimento sobre a identidade dos avaliadores, nem os avaliadores possuem informação sobre a autoria dos trabalhos. São, no mínimo, dois avaliadores com experiência na temática abordada para examinar o artigo submetido. A lista de avaliadores designados da RTC é publicada anualmente.

Os pareceristas poderão sugerir a aprovação sem restrições, a rejeição ou podem solicitar algumas modificações visando à melhoria da qualidade geral dos trabalhos. Neste último caso, o trabalho que sofreu alterações será novamente submetido à avaliação. Se aprovado, o trabalho será submetido ainda à revisão ortográfica e gramatical. Cabe ressaltar que as diretrizes para autores estão disponíveis na aba de submissões.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo.

Taxas para Submissão e Publicação de Textos

A Revista de Turismo Contemporâneo não cobra nenhuma taxa por artigos publicados e tampouco pelos artigos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download.

The journal does not charge any fee for publishing articles. The editorial board values the policy of free access to information, thus, does not charge any fee for the submission, review, publication, distribution or download of articles.

Indexadores

Directory of Open Access Journals (DOAJ)

Latindex

Histórico do periódico

A Revista de Turismo Contemporâneo teve seu primeiro número publicado em 2013. Oferece, a cada semestre, publicações visando contribuir com o desenvolvimento e fortalecimento da pesquisa científica em Turismo. Conta com professores e pesquisadores de excelência em sua equipe editorial, que garantem o alto nível de qualidade das publicações e conferem confiança e prestígio ao periódico. É editada pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGTur/UFRN) e surgiu a partir da necessidade da criação de periódicos científicos de qualidade especializados na área. Assim, o programa, pioneiro à nível nacional em cursos de mestrado e doutorado acadêmicos públicos em Turismo, possui importante papel na construção e difusão do conhecimento através da RTC.