Destino de Prazer: Turismo e prostituição na ótica de travestis em Natal/RN, Brasil
Destiny of Sex: Tourism and prostitution through the travestis’ vision in Natal/RN, Brazil
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2019v7n2ID16819Resumo
Desde o final dos anos 1990 a prostituição de travestis na cidade de Natal/RN atende ao mercado turístico, especialmente pelas ruas do bairro de Ponta Negra, mas também por toda a cidade, como uma atividade marcante. Então, esta pesquisa tem por objetivo compreender a dinâmica social entre a prostituição de travestis e o fenômeno turístico na cidade de Natal/RN, a fim de identificar o perfil dessas travestis e dos espaços utilizados por elas, além do perfil de turista que consome esses serviços. A trajetória metodológica contou com uma abordagem qualitativa sobre o depoimento de seis travestis e foi desenvolvida por meio de uma pesquisa exploratória-descritiva entre julho de 2017 e maio de 2018. Após a realização das entrevistas semiestruturadas, foi possível considerar que o perfil das entrevistadas tem semelhanças de faixa etária e de conflitos sociais em virtude da identidade de gênero, fato que as aproxima sob o prisma do preconceito e marginalidade, mas com disparidades em relação à escolaridade e renda, o que as distancia em relação ao consumo de bens e poder aquisitivo, seleção do perfil de público e local que atendem. Já o perfil da clientela turística é, quase sempre, de homens casados e de meia idade provenientes, majoritariamente, do continente europeu.
Palavras-chave: Prostituição. Turismo. Travestis. Natal/RN. Identidade de Gênero.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).