Turismo, geografia e a obra de Rita de Cássia Ariza da Cruz
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2016v4n0ID6731Palavras-chave:
Turismo - Contribuições teóricas - Rita de Cássia Ariza CruzResumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar toda a produção bibliográfica da Professora Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz, apontando suas contribuições à construção do conhecimento sobre o turismo, como também o método de que a autora se utiliza para entender o turismo numa perspectiva geográfica. Para tanto, iniciaremos com uma breve introdução a respeito do surgimento do Turismo como curso superior e suas preocupações epistemológicas. Iniciando as reflexões no intuito de atender nosso principal objetivo, no primeiro tópico, apresentaremos a trajetória acadêmica da Professora Rita de Cássia Ariza da Cruz e suas principais obras, incluindo livros publicados e seus mais importantes artigos. Em seguida, realizaremos uma breve discussão a respeito da origem, propostas críticas ao modelo sistêmico, modelo mais utilizado para as análises do turismo, bem como as novas abordagens metodológicas propostas para o turismo, entre elas: a Fenomenologia e a Teoria da Complexidade. Já no terceiro ponto, discutiremos o método dialético como proposta da Professora Rita de Cássia para se entender o turismo. Nas Considerações Finais, apontaremos as principais contribuições da Professora Rita de Cássia ao Turismo, com base na análise da sua produção bibliográfica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).