Tecnologia da Informação e Comunicação como ferramenta de aprendizagem: um estudo de casos múltiplos em agências de viagens de Natal/RN

Information and Communication Technology as learning tool: a multiple case study in travel agencies in Natal/RN

  • Jéssyca Rodrigues Henrique da Silva Doutoranda em Turismo pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Natal/RN, Brasil
  • Daene Silva de Morais Lima Mestra em Turismo pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Natal/RN, Brasil
  • Luiz Mendes Filho Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Natal/RN, Brasil

Resumo

A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) vem sendo utilizada para as mais diversas finalidades no turismo, inclusive para aprimorar conhecimentos. O presente estudo se propôs a analisar como a TIC pode ser utilizada como ferramenta de aprendizagem em agências de viagens de Natal/RN. Para atingir ao objetivo, realizou-se um estudo de casos múltiplos com abordagem qualitativa e de caráter exploratório-descritivo. Os dados foram coletados junto a gestores de agências de viagens, mediante um roteiro de entrevista semiestruturado. Os resultados do estudo mostraram que as agências fazem uso constante da tecnologia para aprimorar e adquirir conhecimentos, sendo possível transpor conhecimentos aos colaboradores, em especial sobre os destinos comercializados. Observou-se que embora o ensino a distância esteja caminhando para utilização estratégica no contexto dessas empresas, o método presencial foi elencado como mais eficiente. Conclui-se que, as TICs possibilitam um novo caminho e metodologias de ensino para organizações que precisam trabalhar o conhecimento de forma estratégica. Entretanto, essa é uma nova cultura de ensino que ainda precisa ser fortalecida nas agências de viagens. 

Palavras-chave: Tecnologia da Informação e Comunicação. Aprendizagem. Agências de Viagens. e-learning.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssyca Rodrigues Henrique da Silva, Doutoranda em Turismo pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Natal/RN, Brasil

Doutoranda e Mestra em Turismo pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduada em Turismo pela mesma instituição. Link do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0830454940231346 

Daene Silva de Morais Lima, Mestra em Turismo pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Natal/RN, Brasil

Mestra em Turismo pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Graduada em Turismo pela Universidade Potiguar (UNP). Link do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1296983445711798

Luiz Mendes Filho, Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Natal/RN, Brasil

Doutor em Administração e Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Link do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7785924812425468

Publicado
22-07-2020
Como Citar
SILVA, J. R. H. DA; LIMA, D. S. DE M.; MENDES FILHO, L. Tecnologia da Informação e Comunicação como ferramenta de aprendizagem: um estudo de casos múltiplos em agências de viagens de Natal/RN. Revista de Turismo Contemporâneo, v. 8, n. 2, p. 222-250, 22 jul. 2020.
Seção
Artigos