Tecnologia da Informação e Comunicação como ferramenta de aprendizagem: um estudo de casos múltiplos em agências de viagens de Natal/RN
Information and Communication Technology as learning tool: a multiple case study in travel agencies in Natal/RN
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2020v8n2ID20158Resumo
A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) vem sendo utilizada para as mais diversas finalidades no turismo, inclusive para aprimorar conhecimentos. O presente estudo se propôs a analisar como a TIC pode ser utilizada como ferramenta de aprendizagem em agências de viagens de Natal/RN. Para atingir ao objetivo, realizou-se um estudo de casos múltiplos com abordagem qualitativa e de caráter exploratório-descritivo. Os dados foram coletados junto a gestores de agências de viagens, mediante um roteiro de entrevista semiestruturado. Os resultados do estudo mostraram que as agências fazem uso constante da tecnologia para aprimorar e adquirir conhecimentos, sendo possível transpor conhecimentos aos colaboradores, em especial sobre os destinos comercializados. Observou-se que embora o ensino a distância esteja caminhando para utilização estratégica no contexto dessas empresas, o método presencial foi elencado como mais eficiente. Conclui-se que, as TICs possibilitam um novo caminho e metodologias de ensino para organizações que precisam trabalhar o conhecimento de forma estratégica. Entretanto, essa é uma nova cultura de ensino que ainda precisa ser fortalecida nas agências de viagens.
Palavras-chave: Tecnologia da Informação e Comunicação. Aprendizagem. Agências de Viagens. e-learning.
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