Destinos Turísticos Inteligentes
um estudo sobre a percepção dos Stakeholders da Iniciativa Privada
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2024v12n2ID30599Palavras-chave:
SEGITTUR, Aracaju, Tecnologia, Qualidade da marca, Destinos Turísticos InteligentesResumo
Os Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) são estruturas turísticas inovadoras e acessíveis que podem garantir o desenvolvimento sustentável local por meio da integração do visitante com novas tecnologias, incrementando a qualidade do destino e experiências na viagem. O objetivo desta pesquisa foi analisar o grau de inteligência da cidade Aracaju, a partir da percepção dos stakeholders da Iniciativa Privada do trade turístico. A pesquisa baseia-se no modelo da Sociedad Estatal para la Gestión de la Innovación y las Tecnologias Turísticas (SEGITTUR), a partir de cinco perspectivas que caracterizam uma cidade como DTI: Sustentabilidade, Acessibilidade, Tecnologia, Inovação e Governança, além da perspectiva da Qualidade da Marca do Destino. O método quantitativo foi utilizado para verificar as hipóteses e a análise dos dados foi realizada através da estatística descritiva, teste de confiabilidade, análise fatorial exploratória e Regressão Linear Múltipla. Os resultados mostraram que Aracaju não possui ações percebidas pela iniciativa privada nas dimensões de Sustentabilidade, Acessibilidade, Inovação e Governança, comprovando as hipóteses rejeitadas. A pesquisa confirmou as hipóteses referentes as dimensões Tecnologia e Qualidade da marca, demonstrando, assim, a influência dessas variáveis no DTI em Aracaju. Conclui-se que apesar de já existirem ações da gestão pública para tornar Aracaju um DTI, verifica-se a necessidade de mais parcerias público-privadas e envolvimento dos stakeholders da iniciativa privada, a fim de viabilizar e executar projetos nessa área. Esta pesquisa se mostra inovadora por trazer contribuições essenciais para os gestores de destino planejarem, junto à iniciativa privada, um destino turístico inteligente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Turismo Contemporâneo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).