Destinos Turísticos Inteligentes

um estudo sobre a percepção dos Stakeholders da Iniciativa Privada

Autores

  • Karen Daniele Lira de França Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Leylane Meneses Martins Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Luiz Augusto Mendes Filho Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2024v12n2ID30599

Palavras-chave:

SEGITTUR, Aracaju, Tecnologia, Qualidade da marca, Destinos Turísticos Inteligentes

Resumo

Os Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) são estruturas turísticas inovadoras e acessíveis que podem garantir o desenvolvimento sustentável local por meio da integração do visitante com novas tecnologias, incrementando a qualidade do destino e experiências na viagem. O objetivo desta pesquisa foi analisar o grau de inteligência da cidade Aracaju, a partir da percepção dos stakeholders da Iniciativa Privada do trade turístico. A pesquisa baseia-se no modelo da Sociedad Estatal para la Gestión de la Innovación y las Tecnologias Turísticas (SEGITTUR), a partir de cinco perspectivas que caracterizam uma cidade como DTI: Sustentabilidade, Acessibilidade, Tecnologia, Inovação e Governança, além da perspectiva da Qualidade da Marca do Destino. O método quantitativo foi utilizado para verificar as hipóteses e a análise dos dados foi realizada através da estatística descritiva, teste de confiabilidade, análise fatorial exploratória e Regressão Linear Múltipla. Os resultados mostraram que Aracaju não possui ações percebidas pela iniciativa privada nas dimensões de Sustentabilidade, Acessibilidade, Inovação e Governança, comprovando as hipóteses rejeitadas. A pesquisa confirmou as hipóteses referentes as dimensões Tecnologia e Qualidade da marca, demonstrando, assim, a influência dessas variáveis no DTI em Aracaju. Conclui-se que apesar de já existirem ações da gestão pública para tornar Aracaju um DTI, verifica-se a necessidade de mais parcerias público-privadas e envolvimento dos stakeholders da iniciativa privada, a fim de viabilizar e executar projetos nessa área. Esta pesquisa se mostra inovadora por trazer contribuições essenciais para os gestores de destino planejarem, junto à iniciativa privada, um destino turístico inteligente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karen Daniele Lira de França, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2022). Mestra em Hotelaria e Turismo pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2020). Possui graduação em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal de Pernambuco - IFPE (2018). Professora de Turismo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT.

Leylane Meneses Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Turismo no Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGTUR-UFRN); Mestre em Turismo pelo Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Turismo do Instituto Federal de Sergipe - IFS (2019) na linha de pesquisa Gestão de Destinos Turísticos: Sistemas, Processos e Inovação (DTPI). Especialista em Gestão Estratégica de RH: Evolução e Tendências pela Faculdade Estácio de Sergipe (2011); Graduada em Turismo pela Faculdade de Sergipe - FaSe (2008) e Graduada em Administração pela Universidade Tiradentes - UNIT (2018).

Luiz Augusto Mendes Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Concluiu PhD em Administração (2012) na Auckland University of Technology com bolsa do governo da Nova Zelândia e tem pós-doutorado em Turismo (2019) na Bournemouth University (Inglaterra) com bolsa do CNPq. Mestrado em Engenharia de Produção pela UFRN (2002), mestrado sanduíche em Administração na University of Maine, Estados Unidos (2001) e graduação em Ciências da Computação pela UFRN (1995). Professor Associado do Departamento de Turismo da UFRN, professor permanente da Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR), líder do Grupo de Estudos em Gestão do Turismo (GESTUR)/CNPq, coordenador do Laboratório do curso de Turismo da UFRN.

Downloads

Publicado

18-07-2024

Como Citar

LIRA DE FRANÇA, K. D.; MENESES MARTINS, L. .; MENDES FILHO, L. A. . Destinos Turísticos Inteligentes: um estudo sobre a percepção dos Stakeholders da Iniciativa Privada. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 208–230, 2024. DOI: 10.21680/2357-8211.2024v12n2ID30599. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/30599. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos