Creative Economy, Cinema and Tourism: a study about the movie "Os Xeretas” in the city of Castro/ Paraná – Brazil
Economia criativa, cinema e turismo: um estudo sobre os filmes “OS Xeretas” na cidade de Castro/Paraná – Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2021v9n1ID20709Resumo
Os setores que correspondem às indústrias criativas, como o audiovisual, contribuem para as atividades turísticas. Este artigo apresenta uma relação direta entre esses setores por meio da imagem, da comunicação com o mercado, para estabelecer através da criatividade as relações entre o cinema (como a produção cinematográfica) e o cenário (como o destino turístico), além de fornecer novos recursos para a localidade, servir como exemplo ou modelo a ser seguido por outros destinos-cenário. Este artigo tem uma abordagem qualitativa e descritiva. Para entender o desempenho entre turismo e cinema, cujos elementos atribuem novos aspectos econômicos, sociais e culturais a um local após a produção do filme, esta pesquisa apresenta um estudo de caso do filme "Os Xeretas" (2001) gravado na cidade de Castro, estado de São Paulo. do Paraná - Brasil. Como resultado, houve a identificação de oportunidades para a cidade, como o incentivo ao desenvolvimento local, por meio do envolvimento entre pessoas, produtos e ambientes criativos entendidos como aspectos favoráveis à promoção do turismo.
Palavras-chave: Turismo. Cinema. Indústria Criativa. Desenvolvimento Local. Paraná - Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).