Creative Economy, Cinema and Tourism: a study about the movie "Os Xeretas” in the city of Castro/ Paraná – Brazil

Economia criativa, cinema e turismo: um estudo sobre os filmes “OS Xeretas” na cidade de Castro/Paraná – Brasil

Autores

  • Débora Gonçalves Alencar Master student of Turism by the University Federal of Paraná – UFPR, Curitiba/PR, Brazil
  • Marina Lima dos Santos Master student of Turism by the University Federal of Paraná – UFPR, Curitiba/PR, Brazil
  • Rodrigo Guissoni Master student of Turism by the University Federal of Paraná – UFPR, Curitiba/PR, Brazil https://orcid.org/0000-0003-3064-2154

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2021v9n1ID20709

Resumo

Os setores que correspondem às indústrias criativas, como o audiovisual, contribuem para as atividades turísticas. Este artigo apresenta uma relação direta entre esses setores por meio da imagem, da comunicação com o mercado, para estabelecer através da criatividade as relações entre o cinema (como a produção cinematográfica) e o cenário (como o destino turístico), além de fornecer novos recursos para a localidade, servir como exemplo ou modelo a ser seguido por outros destinos-cenário. Este artigo tem uma abordagem qualitativa e descritiva. Para entender o desempenho entre turismo e cinema, cujos elementos atribuem novos aspectos econômicos, sociais e culturais a um local após a produção do filme, esta pesquisa apresenta um estudo de caso do filme "Os Xeretas" (2001) gravado na cidade de Castro, estado de São Paulo. do Paraná - Brasil. Como resultado, houve a identificação de oportunidades para a cidade, como o incentivo ao desenvolvimento local, por meio do envolvimento entre pessoas, produtos e ambientes criativos entendidos como aspectos favoráveis à promoção do turismo.

Palavras-chave: Turismo. Cinema. Indústria Criativa. Desenvolvimento Local. Paraná - Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Gonçalves Alencar, Master student of Turism by the University Federal of Paraná – UFPR, Curitiba/PR, Brazil

Mestre em Turismo pelo Programa de Pós-graduação em Turismo PPGTUR/ UFPR.

Marina Lima dos Santos, Master student of Turism by the University Federal of Paraná – UFPR, Curitiba/PR, Brazil

Mestre em Turismo pelo Programa de Pós-graduação em Turismo - PPGTUR/UFPR.

Rodrigo Guissoni, Master student of Turism by the University Federal of Paraná – UFPR, Curitiba/PR, Brazil

Mestre em Turismo pelo Programa de Pós-graduação em Turismo - PPGTUR/ UFPR.

Downloads

Publicado

11-12-2020

Como Citar

GONÇALVES ALENCAR, D. .; LIMA DOS SANTOS, M.; GUISSONI, R. Creative Economy, Cinema and Tourism: a study about the movie "Os Xeretas” in the city of Castro/ Paraná – Brazil: Economia criativa, cinema e turismo: um estudo sobre os filmes “OS Xeretas” na cidade de Castro/Paraná – Brasil. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 104–125, 2020. DOI: 10.21680/2357-8211.2021v9n1ID20709. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/20709. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos