Turismo religioso em Lunardelli, no Vale do Ivaí
uma análise socioeconômica e da pandemia por Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2022v10n1ID25387Resumo
A motivação principal para o turismo religioso está ligada a espiritualidade, mas pessoas não religiosas também praticam esta modalidade do turismo, pela busca de novas experiências e conhecimento. Lunardelli é um município novo e pequeno, localizado na região do Vale do Ivaí, no Paraná. Antes da pandemia da Covid-19, estava recebendo um aumento no fluxo de visitantes por conta do Santuário Santa Rita de Cássia, conhecida como a Santa das causas impossíveis. O município se destaca como um importante destino de turismo religioso, certificado como a Capital Paranaense da Fé. Nesse sentido, essa pesquisa tem por objetivo analisar os impactos socioeconômicos do turismo religioso e alguns desses impactos causados pela pandemia na atividade turística do município. Nesta pesquisa qualitativa foi realizada a análise bibliográfica e pesquisas de campo com visitas técnicas para a coleta de dados. Isso ocorreu antes e durante a pandemia, sendo possível tecer algumas considerações nas áreas de meio ambiente, planejamento urbano, cultura e economia. Desse modo podemos constatar que, por conta da importância do turismo no município, é preciso solucionar os principais problemas decorrentes da atividade, já que o turismo religioso se iniciou de forma desordenada. Com o devido planejamento, espera-se a continuidade das ações implementadas pelo setor público, pelo Santuário e pela iniciativa privada, com o retorno pleno das atividades pós-vacina.
Palavras-chave: Planejamento Turístico. Desenvolvimento Local. Turismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).