Modelo teórico microeconômico do consumo de turismo
Microeconomic theoretical model of tourism consumption
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2022v10n2ID25654Resumo
Desenvolve um modelo teórico para explicar a decisão de viajar e a despesa turística com base nos conceitos e princípios da teoria microeconômica do comportamento do consumidor. As escolhas são explicadas como consequências das preferências individuais relativas ao consumo de serviços turísticos no destino, ao transporte entre o local de residência e o destino, e ao consumo de bens e serviços não turísticos. Também compõem o modelo a disponibilidade de recursos financeiros e os preços. A relação entre o consumo de transporte e o consumo no destino constitui uma restrição adicional decorrente da natureza espacial das viagens turísticas. O modelo abandona a hipótese de separabilidade das decisões adotada por trabalhos anteriores. Além disso, a utilidade positiva ou negativa do transporte é acrescentada ao arcabouço teórico. A proposta é capaz de explicar a distribuição típica dos indivíduos e famílias segundo suas despesas turísticas, incluindo a grande massa de zeros e a distribuição dos valores positivos em forma de sino com assimetria positiva. O modelo também contribui para a seleção de variáveis e métodos para a análise empírica do consumo turístico. Em especial, o modelo teórico oferece suporte ao uso do modelo econométrico para amostras seletivas de Heckman na estimação da despesa turística.
Palavras-chave: Microeconomia. Comportamento do Turista. Propensão a Viajar. Despesa Turística. Gasto Turístico. Modelo Teórico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Turismo Contemporâneo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).