O festejo de São José de Ribamar/MA e as (re)configurações do turismo religioso no espaço e tempo da pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2022v10n1ID27166Resumo
Examinar as (re)configurações do turismo no espaço e tempo da pandemia do Covid-19 no âmbito do festejo de São José de Ribamar, Maranhão, é a finalidade assumida na presente comunicação científica. A saber, as reflexões que se seguem encontram-se associadas à Rede de Pesquisa em Turismo Religioso (REPETUR) e a investigações desenvolvidas na UFMA, Campus de São Bernardo-MA, e na UEMA, Campus de São Luís-MA. Assim sendo, circunscritos por tal campo empírico, metodologicamente, percorremos as seguintes etapas de estudo: levantamento e reflexão bibliográfica; pesquisa exploratório-descritiva; trabalho de campo (2020-2021). De tal maneira, as nossas considerações finais nos conduzem a afirmar que o festejo testou positivo no tocante às respostas que engendrou frente aos desafios impostos pela pandemia, conseguindo, assim, manter o magnetismo religioso da cidade de São José de Ribamar. Para tanto, saber tirar proveito das tecnologias digitais foi fundamental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).