Modelo de negócios em hospedagem e implicações da pandemia
Um estudo de casos múltiplos no setor de hospitalidade
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2024v12n1ID30439Resumo
Este artigo teve o objetivo de entender as configurações dos modelos de negócios de hospedagem da cidade de Lençóis-Chapada Diamantina (Bahia) e quais as implicações da pandemia para estes modelos de negócios a partir das experiências dos próprios gestores. Para alcançar tal objetivo, foi realizado um estudo de abordagem qualitativa, empregando o método de estudo de casos múltiplos. Foram entrevistados gestores de quatro pousadas de Lençóis. Utilizou-se como modelo de análise o Business Model Canvas. Através do emprego deste, foi possível observar informações pertinentes sobre características do setor de hospitalidade na cidade, como mudanças identificadas em alguns dos componentes do modelo de negócio de cada empresa. Concluiu-se, com os resultados obtidos, que a pandemia afetou significativamente as empresas do ramo de hospedagens na cidade principalmente durante o ano de 2020, sendo que no início de 2021 o fluxo de turistas voltou a crescer à medida que as campanhas de vacinação avançaram. Para alguns negócios, foi um período de grandes desafios ou de oportunidades para reconfigurar componentes de seus negócios com a intenção de se adaptar ao cenário pandêmico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Turismo Contemporâneo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).