CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS PARA O DOSSIÊ: “ANTROPOLOGIA E MONTAGEM NO FILME ETNOGRÁFICO E NA FOTOGRAFIA”

09-05-2024

Organização: Lisabete Coradini (NAVIS/UFRN)  e Oswaldo Giovanni (AVAEDOC/UFPB)

Tratar da questão da montagem em uma perspectiva antropológica implica refletir sobre a função do roteiro de edição na produção de filmes etnográficos, as escolhas de duração de planos e suas conexões, na composição de cenas dramáticas, o uso de imagens de acervos e os processos de colaboração com interlocutores/atores/protagonistas. Na fotografia, a montagem tem sido debatida não apenas como simples cortes arbitrários do mundo, mas como impressões visuais do tempo. Seja em etnografias fílmicas, seja em fotografia, mapas ou colagens, a montagem também está presente em processos de ensino-aprendizagem da antropologia visual como espaço de trocas pedagógicas.

O tema da montagem, enquanto técnica, linguagem e intencionalidade foi amplamente discutida entre críticos e teóricos do cinema (Moussinac, Martin, Munch, Journot, Aumont, Deleuze) e entre cineastas e montadores (Eisenstein, Vertov, Tarkovski, Varda, Grierson, Godard, Comolli, Joana Colier). O tema também perpassou os movimentos estéticos de maior relevância histórica (construtivismo, clássico, impressionismo, surrealismo, neorealismo italiano, nouvelle vague).  Na antropologia algumas reflexões sobre técnica, ética e metodologia de pesquisa encontraram lugar nos trabalhos de Flaherty, Rouch, Gardner, Heider, Didi-Huberman, Samain. 

O dossiê tem como como objetivo destacar a montagem como um fazer que faz emergir reflexões para a produção de pesquisa com imagens na antropologia em suas interfaces com o cinema e a fotografia. Buscamos mobilizar professores, pesquisadores, cineastas, fotógrafos, montadores, interessados em debater e refletir sobre processos criativos, investigativos da realidade e de linguagem e comunicação na produção de etnografias fílmicas, roteiros de edição, fotografias e os resultados obtidos através da técnica, da tecnologia, da estética e das gestualidades empregadas na montagem.

As/os autores/as devem submeter seus textos, seguindo as normas do periódico, por meio do portal https://periodicos.ufrn.br/vivencia/index até o dia 1 de agosto de 2024. O número está previsto a ser publicado para o segundo semestre de 2024. A revista Vivência publica textos em português, espanhol, inglês e francês.

Para mais informações, enviar mensagem para o e-mail vivenciareant@yahoo.com.br indicando como assunto da mensagem o tema do dossiê: “Antropologia e montagem no filme etnográfico e na fotografia”.

É indispensável que as/os autores observem as normas da Vivência [em: https://periodicos.ufrn.br/vivencia/about/submissions] antes de submeterem as suas propostas.