Chamada de artigos para o dossiê temático “Etnografia, mapas e o fazer antropológico” - Vivência: Revista de Antropologia (UFRN)

09-01-2018

Historicamente, a cartografia se constituiu como um instrumento, através do qual se tem exercido domínio e controle territorial. Trata-se de conhecimento técnico, que produz linguagem específica e restrita a círculos de poder hegemônico. A antropologia também tem feito fez uso de mapas, seja como representação geográfica, seja como forma de ilustrar e contextualizar as descrições etnográficas, além de acompanhar as narrativas etnográficas que também são representações e criações de imagens e imaginários do Outro. Podemos lembrar de obras antropológicas importantes que fizeram uso desse instrumental,tais como os “Argonautas do Pacífico Ocidental”, famosa obra de Malinowski, e “Os Nuer”, de Evans-Pritchard para citar dois ícones da antropologia clássica.

 A Partir dos anos de 1990, outras experiências passaram a ser utilizadas nas pesquisas antropológicas, ampliando a discussão sobre os usos etnográficos e como forma de pensar em metodologias colaborativas e comprometidas com inclusão de populações locais em práticas de mapeamento e produção de conhecimento.

Na atualidade, a discussão sobre a produção de mapas tem colocado a disparidade que existe entre as formas de representação de uma comunidade realizada por agentes externos e aquelas realizadas pelos próprios sujeitos. Tal discussão se estende também pelas relações de poder entre a “autoridade” e “legitimidade” dos conhecimentos técnicos e de especialistas ocidentais sobre os conhecimentos autóctones, situados e tradicionais, assim como pelo uso e interpretação dos mapas realizados por outros e utilizados nas investigações sociais ou nas políticas públicas.

O dossiê tem como objetivo contribuir para esse debate, a partir de experiências etnográficas sobre o uso de mapas, cartografias e o trabalho antropológico. Além disso, daremos prioridade aos trabalhos que enfatizem as contribuições sobre como esse trabalho tem reverberado junto às comunidades e povos pesquisados. 

 

Os autores devem submeter seus textos, seguindo normas do periódico, por meio do portal http://periodicos.ufrn. br/vivencia até o dia 19 de março de 2018. Para mais informações enviar mensagem para o endereço vivenciareant@yahoo.com.br, indicando o assunto do e-mail como "Dossiê etnografia, mapas".

Pedimos aos autores que antes da submissão, observem as normas da revista

em: http://www.periodicos. ufrn.br/vivencia/information/ authors