O MAR NA TERRA E A TERRA NO MAR: O ENCONTRO DAS OFICINAS PESQUEIRAS¹ / SEA ON EARTH AND THE EARTH AT SEA: THE MEETING OF FISHING WORKSHOP

Autores

  • Cristiano Wellington Noberto Ramalho UFPE

Resumo

Com base nos conceitos das coalescência de ofício e oficina, que foram tecidos no diálogo com a pesquisa etnográfica realizada nos meses de outubro e novembro de 1009 e em novembro de 2014 e com a história de vida de 20 pescadores artesanais da praia de carne da vaca, município de Goiania, litoral norte de Pernambuco, as caiçaras (construções à beira-mar para guardar equipamentos de pesca) e os barcos são entendidos enquanto lugares de sociabilidade, comunicação, coesão e formação de valores socioculturais, sendo pontos de coalescência ligados por uma cultura de ofício (a pesquisa nacional) que a fazem ser oficinas complementares (a oficina do mar, o barco, e a do continente, a caiçara) uma grande unidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

09-10-2017

Como Citar

RAMALHO, C. W. N. O MAR NA TERRA E A TERRA NO MAR: O ENCONTRO DAS OFICINAS PESQUEIRAS¹ / SEA ON EARTH AND THE EARTH AT SEA: THE MEETING OF FISHING WORKSHOP. Vivência: Revista de Antropologia, [S. l.], v. 1, n. 49, p. 167–186, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/vivencia/article/view/12804. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos/Articles