TRÂNSITOS EM JULGADOS: TRAJETÓRIA DE UMA CIENTISTA SOCIAL EM PESQUISAS EMPÍRICAS EM DIREITO
DOI:
https://doi.org/10.21680/2238-6009.2022v1n59ID28094Resumo
O artigo descreve uma trajetória de pesquisa sociológica no campo do Direito, destacando as experiências vividas, os desafios enfrentados e o aprendizado adquirido nesse percurso. O método utilizado para a elaboração desse texto foi o da autoetnografia de memórias, respaldada por arquivos, relatórios e bancos de dados de cada pesquisa realizada no período de lembranças, de 2000 a 2021, cerca de duas décadas de percurso acadêmico. Esse inventário de experiências de pesquisas tem como temas a justiça criminal, os direitos humanos e o crime. Ao analisar essa trajetória, posso dizer que sou resultado das condições de possibilidade que foram apresentadas nos campos onde transitei e pelas tantas referências que me deparei e que me inspiraram a estudar esses temas. Vinte
anos de pesquisa na área da segurança pública e justiça criminal sinalizam que continuamos com o mesmo sistema de “moer gente”, aprisionando “suspeitos”, tolerando o extermínio policial, fingindo que temos uma justiça baseada no Estado Democrático de Direito. Apesar disso, é preciso continuar nossas pesquisas, para que um dia esse sistema seja finalmente rompido.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Maria Gorete Marques de Jesus
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.