CAPITÃS DE CONGADAS: ATUAÇÃO DE LIDERANÇAS FEMININAS NA FESTA DE REINADO DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO EM SANTO ANTÔNIO DO MONTE (MG)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2238-6009.2023v1n61ID18473

Resumo

O artigo tem como objetivo refletir sobre a participação de mulheres capitãs de congadas no contexto da festa de reinado de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia, em Santo Antônio do Monte (MG). O reinado ou congado é uma manifestação religiosa que possui características afro-brasileiras, introduzida no Brasil colônia pelos negros escravizados. A festa de reinado reencena a coroação de Nossa Senhora por meio do coroamento de reis e rainhas congos, perpétuos e festeiros. A presença de mulheres líderes de congadas ocorre a partir do início de 2000. Até então, as funções ocupadas por elas se restringiam aos trabalhos domésticos necessários à realização dos festejos, atuando nos bastidores da celebração. Nas ruas, com exceção das bandeireiras (guias de ternos de congadas), as mulheres acompanhavam as congadas, por fora, nunca dançando ou cantando em louvor aos santos, como fazem os capitães. A pesquisa realizada compõe-se de observações participantes durante os festejos e entrevistas com as capitãs. O estudo mostrou que a luta dessas mulheres é antiga, algumas desde muito jovem, e que a maioria teve incentivos de parentes que eram capitães. No entanto, não basta chegar ao posto, a luta para se manter no cargo é uma constante e perpassa as relações de poder entre elas e os capitães.

Palavras-chave: Festa de reinado; Capitãs de congadas; Relações de poder; Santo Antônio do Monte (MG).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15-12-2023

Como Citar

SANTOS, F. V. dos . CAPITÃS DE CONGADAS: ATUAÇÃO DE LIDERANÇAS FEMININAS NA FESTA DE REINADO DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO EM SANTO ANTÔNIO DO MONTE (MG) . Vivência: Revista de Antropologia, [S. l.], v. 1, n. 61, 2023. DOI: 10.21680/2238-6009.2023v1n61ID18473. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/vivencia/article/view/18473. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Fluxo Contínuo/Continuous Flow