Corpo comunicativo: analisando a comunicação corporal por meio da gestualidade do educador Communicative body: analyzing the corporal communication through the educator's sign
Resumo
O presente estudo, a partir da perspectiva do corpo como percepção e expressão inter-relacional do sujeito no mundo, analisa a comunicação corporal do educador consigo mesmo, com os alunos e com o entorno educativo. Tomando a gestualidade como um dos canais de comunicação, se investigou as repercussões pedagógicas da capacidade comunicativa corporal do educador. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, do tipo participante, cuja técnica de coleta se deu por meio de seminários, oficinas corporais, observação e diário de campo, com 28 professores de educação física da rede municipal de Cabedelo/PB. Como problemática, investigou-se a repercussão pedagógica da comunicação corporal na capacidade interventiva do educador. Para a análise dos dados, utilizou-se a teoria da comunicação corporal. Os resultados evidenciaram a concretude de uma ação corporal possível de ser provocada e alterada, vislumbrando o potencial pedagógico na expressividade gestual dos participantes. Em termos de repercussão pedagógica, emergiram três aspectos fundamentais: (a) timidez; (b) relação entre intencionalidade e expressividade; e (c) sensibilidade da interação comunicativa. Concluímos reconhecendo a gestualidade como fator decisivo na intervenção pedagógica do professor, na medida em que ele toma consciência dela.
Palavras-chave: educação; corpo; comunicação corporal.
ABSTRACT
This study, from the perspective of the body as an inter-relacional perception and expression of the subject in the world, examines the body language of the educator himself, with the students and the educational environment. Taking the gesture as one of the communication channels, we investigated the pedagogical effects of the body and communication skills of the educator. It is a descriptive search, qualitative approach, partaker, which collection technique was done through seminars, body workshops, observation and daily field, with 28 physical education teachers in the municipal net of Cabedelo/PB. As problematic, we investigated the pedagogical impact of the body language in the intervention capacity of the educator. For data analysis, we used the theory of body language. The results showed how the concreteness of a bodily action is able to be caused and changed, seeing the educational potential in the gestural expressiveness of the participants. In terms of pedagogical repercussions, three fundamental aspects emerged: (a) shyness, (b) the relationship between intentionality and expressiveness, and (c) sensibility of the communicative interaction. We conclude by recognizing the gesture as a decisive factor in the pedagogical intervention of the teacher, in so far as he becomes aware of it.
Keywords: education; body; corporal communication.