TECENDO REDES

RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROJETO MARIA JIQUITAIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2238-6009.2024v1n63ID35783

Resumo

O objetivo deste relato é descrever a experiência do projeto de extensão Maria Jiquitaia a partir de um olhar etnográfico da equipe multidisciplinar. A equipe revisita a comunidade e a unidade de saúde onde o projeto nasceu e cresceu, utilizando métodos participativos interdisciplinares para construir lugares a partir dos sentidos produzidos pelas relações entre as pessoas e sua vinculação com o espaço. As atividades do projeto incluem oficinas participativas de economia solidária, bordado em camisas, dança, música, contação de histórias, teatro, slackline e tecido circense. Essas atividades promovem a participação ativa das meninas e mulheres da comunidade, bem como de estudantes e professores universitários. O projeto também se expandiu para a comunidade adjacente, mantendo a mesma identidade e envolvendo-se em atividades culturais locais. A experiência do projeto é moldada por diferenças, adversidades e possibilidades, mas sobretudo para validar o reconhecimento de violências de gênero e de criar estratégias de enfretamento, para além desse contexto. Neste sentido, o projeto busca criar alternativas viáveis para a construção de metodologias de pesquisa, trabalho compartilhado, cooperação e participação social, promovendo a reflexão ético-política e desafiando estruturas de poder estabelecidas. Inspirado nas teorias de autoras como Gloria Anzaldúa, Carol Gilligan,e Judith Butler, o projeto Maria Jiquitaia se torna um espaço de resistência e práticas colaborativas, onde meninas, mulheres e pesquisadoras são agentes ativas na definição das ações. Essa abordagem contribui para a construção de conhecimento contextualizado e fundamentado em perspectivas diversas para práticas coletivas.

Downloads

Biografia do Autor

Consuelena Lopes Leitão, Universidade Federal do Amazonas

Professora Titular da Universidade Federal do Amazonas. Psicóloga e antropóloga. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Psicologia - PPGPSI.

Rosemary Amanda Lima Alves, Universidade Federal do Amazonas

Psicóloga e mestranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia (PPGPSI) da Universidade Federal do Amazonas.

Karolayne Rodrigues Silva, Universidade Federal do Amazonas

Psicóloga e mestranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia (PPGPSI) da Universidade Federal do Amazonas.

Iolete Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Professora Titular da Universidade Federal do Amazonas. Docente permanente do PPGPSI. Bolsista Produtividade CNPq.

Flávia Carolina Silva Santos de Castro, Universidade Federal do Amazonas

Psicóloga (UFAM), pós-graduanda em Musicoterapia (CENSUPEG). Participante do Laboratório de Pesquisa em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Educação (LADHU) e Laboratório de Psicologia, Saúde e Sociedade na Amazônia (LAPSAM).

Downloads

Publicado

19-03-2025

Como Citar

LOPES LEITÃO, C.; ALVES, R. A. L.; SILVA, K. R.; SILVA, I. R. da .; CASTRO, F. C. S. S. de. TECENDO REDES: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROJETO MARIA JIQUITAIA. Vivência: Revista de Antropologia, [S. l.], v. 1, n. 63, p. 63–77, 2025. DOI: 10.21680/2238-6009.2024v1n63ID35783. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/vivencia/article/view/35783. Acesso em: 1 abr. 2025.