WARAO NA UFAL: A DIVERSIDADE NA EXTENSÃO EM DIÁLOGOS INTERCULTURAIS COM MIGRANTES INDIGENAS VENEZUELANOS NO CAMPUS MACEIÓ
DOI:
https://doi.org/10.21680/2238-6009.2024v1n63ID35784Resumo
Produto das estratégias pedagógicas, metodológicas e colaborativas articuladas para realizar práticas acadêmicas de Extensão, Pesquisa e Ações Curriculares de Extensão, foi exposto na Universidade Federal de Alagoas em 2022 a pauta da migração internacional indígena venezuelano abrindo uma importante brecha para o conhecimento sobre o tema e a problemática Warao no município e nas ruas de Maceió. O objetivo do artigo é contribuir para o debate sobre extensão, a partir da apresentação de experiências etnográficas que resultaram de projetos geográficos direcionados à pesquisa básica, sobre a "migração indígena venezuelana Warao em Alagoas". A metodologia se constrói com o enfoque transdisciplinar no diálogo intercultural, com técnicas qualitativas baseadas em metodologias participativas, especificamente na Investigación-Acción-Participativa, com uso de etnografias digitais, vinculando trocas de saberes e análise critico experienciado durante o período de 2022 a 2023. O resultado principal reforça a riqueza do trabalho colaborativo e das possibilidades geradas nos espaços de interação, imersão, vivencias e exploração das diversas metodologias para criar sensibilização sobre o tema. As conclusões mostram, a partir de registros de relatos e imagens, as riquezas e benefícios produzidos pelas distintas experiências conduzidas pelas ações, dentro do Campus A. C. Simões, evidenciando de maneira exponencial, as fronteiras de desconhecimento do tema migratório e, ao mesmo tempo, tudo o que a Extensão propiciou à comunidade universitária em termos de troca de reconhecimentos, envolvendo práticas e atitudes significativas de comunicação e respeito entre o povo Warao e o povo UFAL.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Edilma De Jesus D., Luiza Cristina Silva Silva, Gabriela Kelly Pacheco dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.