WARAO NA UFAL: A DIVERSIDADE NA EXTENSÃO EM DIÁLOGOS INTERCULTURAIS COM MIGRANTES INDIGENAS VENEZUELANOS NO CAMPUS MACEIÓ

Autores

  • Edilma De Jesus D. Universidade Federal de Alagoas
  • Luiza Cristina Silva Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Gabriela Kelly Pacheco dos Santos Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.21680/2238-6009.2024v1n63ID35784

Resumo

Produto das estratégias pedagógicas, metodológicas e colaborativas articuladas para realizar práticas acadêmicas de Extensão, Pesquisa e Ações Curriculares de Extensão, foi exposto na Universidade Federal de Alagoas em 2022 a pauta da migração internacional indígena venezuelano abrindo uma importante brecha para o conhecimento sobre o tema e a problemática Warao no município e nas ruas de Maceió. O objetivo do artigo é contribuir para o debate sobre extensão, a partir da apresentação de experiências etnográficas que resultaram de projetos geográficos direcionados à pesquisa básica, sobre a "migração indígena venezuelana Warao em Alagoas". A metodologia se constrói com o enfoque transdisciplinar no diálogo intercultural, com técnicas qualitativas baseadas em metodologias participativas, especificamente na Investigación-Acción-Participativa, com uso de etnografias digitais, vinculando trocas de saberes e análise critico experienciado durante o período de 2022 a 2023. O resultado principal reforça a riqueza do trabalho colaborativo e das possibilidades geradas nos espaços de interação, imersão, vivencias e exploração das diversas metodologias para criar sensibilização sobre o tema. As conclusões mostram, a partir de registros de relatos e imagens, as riquezas e benefícios produzidos pelas distintas experiências conduzidas pelas ações, dentro do Campus A. C. Simões, evidenciando de maneira exponencial, as fronteiras de desconhecimento do tema migratório e, ao mesmo tempo, tudo o que a Extensão propiciou à comunidade universitária em termos de troca de reconhecimentos, envolvendo práticas e atitudes significativas de comunicação e respeito entre o povo Warao e o povo UFAL.

Downloads

Biografia do Autor

Luiza Cristina Silva Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação/ Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA)

Professora Adjunta, CEDU Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Gabriela Kelly Pacheco dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Mestranda em Geografia, PPGG/Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDEMA), Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Downloads

Publicado

19-03-2025

Como Citar

DE JESUS D., E.; SILVA SILVA, L. C. .; PACHECO DOS SANTOS, G. K. . WARAO NA UFAL: A DIVERSIDADE NA EXTENSÃO EM DIÁLOGOS INTERCULTURAIS COM MIGRANTES INDIGENAS VENEZUELANOS NO CAMPUS MACEIÓ. Vivência: Revista de Antropologia, [S. l.], v. 1, n. 63, p. 181–202, 2025. DOI: 10.21680/2238-6009.2024v1n63ID35784. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/vivencia/article/view/35784. Acesso em: 1 abr. 2025.