FOTOGRAFIA NA ESCRITA ANTROPOLÓGICA

MÉTODOS E REFLEXÕES A PARTIR DA CENA ROCK DE MARABÁ (PA)

Autores

  • Laudimiro Pereira Da Silva Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Majin Silva dos Santos Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.21680/2238-6009.2024v1n64ID37527

Resumo

Resumo:  O artigo explora a fotografia como ferramenta metodológica de análise e escrita antropológica. O autor utiliza a experiência em registrar a cena rock na cidade de Marabá (PA) com técnicas específicas da fotografia. Embora existam limites técnicos — como o enquadramento espacial do que se observa — e limites contextuais — como o nível de imersão/participação permitido ao pesquisador  —, a fotografia captura detalhes, gestos, expressões e ambientes que o texto sozinho não consegue descrever. Ao integrar imagens à escrita etnográfica é possível alcançar uma compreensão mais profunda e sensível dos contextos sociais e culturais investigados, potencializando a comunicação entre pesquisador e leitor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laudimiro Pereira Da Silva, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Estudante do curso de Ciências Sociais-Bacharelado na Faculdade de Ciências Sociais do Araguaia-Tocantins da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Majin Silva dos Santos, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Professora da Faculdade de Ciências Sociais do Araguaia-Tocantins da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Mestra em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Downloads

Publicado

13-10-2025

Como Citar

PEREIRA DA SILVA, Laudimiro; SILVA DOS SANTOS, Majin. FOTOGRAFIA NA ESCRITA ANTROPOLÓGICA: MÉTODOS E REFLEXÕES A PARTIR DA CENA ROCK DE MARABÁ (PA). Vivência: Revista de Antropologia, [S. l.], v. 1, n. 64, 2025. DOI: 10.21680/2238-6009.2024v1n64ID37527. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/vivencia/article/view/37527. Acesso em: 5 dez. 2025.