“NA PAREDE DA MEMÓRIA ESSA LEMBRANÇA É O QUADRO QUE DÓI MAIS”

FENDAS NO TEMPO, HISTÓRIAS DE VIDA E O OLHAR FOTOGRÁFICO NO FAZER ANTROPOLÓGICO

Autores

  • Vanessa Oliveira Rocha FACAPE

DOI:

https://doi.org/10.21680/2238-6009.2024v1n64ID37566

Resumo

A combinação de fotografias e narrativas orais emerge como ferramenta poderosa para o resgate e análise de memórias e histórias de vida das mulheres. Especialmente as mais velhas, desempenham papel fundamental na preservação da história familiar e comunitária. Através de objetos pessoais, como fotografias, roupas e utensílios domésticos, e de narrativas orais, é possível desvendar significados profundos e resgatar memórias que, de outra forma, certamente se perderiam. Ao conjugar Fotografias e Narrativas como ferramentas para a pesquisa histórica feminina, é possível construir lentes de compreensão mais completas e complexas sobre o passado.
A fotografia, nesse contexto, não é apenas um registro visual, se transmutando em documento histórico que complementa e enriquece as narrativas orais. Através dela, é possível analisar aspectos visuais, como vestuário, cenários e relações sociais, que contribuem para a construção de uma história mais rica e detalhada.
A pesquisa que utiliza essa metodologia busca resgatar histórias que muitas vezes são silenciadas ou marginalizadas pela historiografia tradicional, conferindo protagonismo às mulheres e valorizando suas experiências. Ao considerar as múltiplas identidades como gênero, raça, classe e outras dimensões relevantes, essa pesquisa busca demonstrar o potencial da interdisciplinaridade no enriquecimento da compreensão sobre as experiências femininas no fazer antropológico.
Em suma, o trabalho defende que a combinação de fotografias e narrativas orais representa ferramenta poderosa para a pesquisa histórica, especialmente quando o foco são as experiências femininas. Essa abordagem permite a retomada visual das memórias, desafiando os relatos tradicionalmente escritos, em um movimento de produção de conhecimento com mirada pós-textual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13-10-2025

Como Citar

OLIVEIRA ROCHA, Vanessa. “NA PAREDE DA MEMÓRIA ESSA LEMBRANÇA É O QUADRO QUE DÓI MAIS” : FENDAS NO TEMPO, HISTÓRIAS DE VIDA E O OLHAR FOTOGRÁFICO NO FAZER ANTROPOLÓGICO. Vivência: Revista de Antropologia, [S. l.], v. 1, n. 64, 2025. DOI: 10.21680/2238-6009.2024v1n64ID37566. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/vivencia/article/view/37566. Acesso em: 5 dez. 2025.