Em nome de um campo de pesquisa: antropologia (s) do parto no Brasil contemporâneo

Autores

  • Rosamaria Carneiro Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

Partos. Antropologias brasileiras. Antropólogas.

Resumo

Este artigo se dispõe a recuperar algumas das refl exões antropológicas brasileiras sobre o parto produzidas nos últimos anos. Ressalto, no entanto, que não se trata de um inventário exaustivo, mas de um exercício de mapeamento de etnografi as que parecem, contemporaneamente, confi gurar um campo particular de pesquisa. Nesse sentido, a ideia central é sinalizar a importância e centralidade da temática, as suas implicações teóricas e possibilidades de dialogo, haja vista ser possível pensar a partir da parturição sobre pessoa, gênero, corpo e saúde no Brasil contemporâneo. Para, por último, aventar a possibilidade de uma relação recentemente tecida entre  antropólogas, antropologias, partos e seus partos; algo que me parece interessante para pensarmos os limites, dilemas e singularidade da antropologia brasileira produzida na atualidade, tendo por recorte as etnografi as produzidas sobre experiências  de parto, modelos de assistência ao parto, movimentos sociais e maternidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosamaria Carneiro, Universidade de Brasília (UnB)

Professora Adjunta da Universidade de Brasília (UnB). Doutora em Ciências Sociais  pelo Instituto de Filosofi a e Ciências Humanas da Universidade Estadual de  Campinas (IFCH/UNICAMP). Pesquisadora nas seguintes áreas e temáticas:   antropologia da saúde, antropologia  urbana, saúde coletiva, saúde sexual e produtiva e marcadores sociais da diferença.

Downloads

Publicado

24-04-2015

Como Citar

CARNEIRO, R. Em nome de um campo de pesquisa: antropologia (s) do parto no Brasil contemporâneo. Vivência: Revista de Antropologia, [S. l.], v. 1, n. 44, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/vivencia/article/view/7020. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos/Articles