“Ou todo mundo é louco ou ninguém é!”: refletindo sobre possibilidades de articulação entre deficiência e loucura

Autores

  • Anahi Guedes de Mello

Palavras-chave:

Deficiência, Loucura, Políticas de saúde mental.

Resumo

O objetivo deste trabalho é abordar as possibilidades de articulação entre a experiência da defi ciência e a questão denominada pelo sistema biopsicomédico de saúde mental, a partir de uma  perspectiva antropológica. O foco da análise são as políticas  públicas da área e uma análise de narrativas de pessoas  diagnosticadas com algum tipo de “transtorno” de ordem mental ou psicológica. A abordagem se centra nas questões de construção da  pessoa, do corpo e da subjetividade, no sentido de compreender  como essas categorias se articulam, de um lado, em processos de patologização da defi ciência e da loucura e, de outro, na  manifestação da chamada “defi ciência psicossocial” como identidade política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anahi Guedes de Mello

Mestranda em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pesquisadora vinculada ao Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) e ao Núcleo de Estudos sobre
Defi ciência (NED).

Downloads

Publicado

24-04-2015

Como Citar

DE MELLO, A. G. “Ou todo mundo é louco ou ninguém é!”: refletindo sobre possibilidades de articulação entre deficiência e loucura. Vivência: Revista de Antropologia, [S. l.], v. 1, n. 44, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/vivencia/article/view/7022. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos/Articles