A singularidade do feminino nas eleições de 2010/ This uniqueness of femaleness on 2010 elections
Résumé
RESUMO
A presente pesquisa analisa as campanhas eleitorais das candidatas à presidência da República do Brasil, Marina Silva e Dilma Rousseff. O objetivo principal é descrever como as referidas candidatas construíram a sua imagem pública baseadas na singularidade do feminino. Em outras palavras, como se utilizaram do gênero feminino, do ser “mulher”, para conquistar o voto do eleitor. O espaço político, apesar ainda de muita resistência, tem sido paulatinamente preenchido por mulheres. A construçáo de candidaturas voltadas para o “ser mulher” é a peça fundamental dessa inserçáo. Discursos, comportamentos e gestos alusivos a valores e qualidades femininos sáo alguns dos recursos utilizados pelas candidatas. Sensibilidade, cuidado, zelo, honestidade e moralidade sáo palavras constantemente empregadas quando fazemos referência às mulheres. Unir esse espaço pessoal e privado ao público e político tem sido a “carta na manga” das candidatas. Para dar conta de nosso objeto de estudo, utilizamos como fonte principal de dados as mídias e redes sociais, particularmente os blogs sobre as candidatas, nas eleições de 2010 e neles observamos como o gênero feminino foi ampla e exaustivamente utilizado pelas candidatas em busca da construçáo de sua singularidade.
Palavras-chave: Gênero. Cultura política. Campanha eleitoral.
ABSTRACT
This research analyzes the election campaigns of the candidates for the presidency of Federative Republic of Brazil, Marina Silva and Dilma Rousseff. The main goal is describing how those candidates built their public image based on uniqueness of femaleness. In other words, how they used the female gender, being a “woman”, to win the elector vote. The political space, still despite much resistance, has been gradually filled by women. The establishment of candidacies aimed at “being a woman” is the fundamental key to this entry. Speeches, behavior and gestures alluding to feminine values and qualities are some of the resources used by the candidates. Sensibility, care, concern, honesty and morality are words constantly used when referring to women. Linking this personal and private space to public and political ones has been the trump card of the candidates. To achieve our study object, we used as our main source of data the media and social networks, specially the blogs of the candidates cited, on 2010 Elections and observed how female gender was widely and extensively used by the candidates in pursuit of their uniqueness.
Key words: Gender, Political Culture, Election campaign