Caso de ensino: contabilidade societária e fiscal: é hora da prática!
DOI:
https://doi.org/10.21680/2176-9036.2025v17n1ID34937Palavras-chave:
Lançamentos contábeis, Escritório contábil, ClientesResumo
Objetivo: O presente caso de ensino tem como objetivo aplicar rotinas contábeis vivenciadas pelos profissionais da área contábil aos alunos do curso de ciências contábeis, pois a contabilidade está diretamente ligada a qualquer Entidade, de modo que este caso de ensino é útil em escritórios contábeis, pequenas e grandes empresas e auditorias.
Metodologia: O caso de ensino caracteriza-se como qualitativo. Para o desenvolvimento analítico do aluno, foram criados cinco problemas que frequentemente acontece de forma verídica no dia-a-dia do contador. A fim de trazer a realidade contábil para o discente, a resolução dos problemas propostos ficará a cargo do aluno.
Resultados: Com base nas respostas dadas pelos alunos para a solução dos problemas, os resultados vão direcionar os estudantes a como proceder de forma legal e idônea, ou seja, amparado pela legislação quando se depararem com as situações complexas na rotina contábil.
Contribuições do Estudo: O presente caso de ensino contribui tanto com a literatura, ao fornecer mais uma fonte de pesquisa para a elucidação de problemas contábeis, quanto com a prática contábil, ao proporcionar situações para os estudantes solucionarem tais demandas, visto que os problemas propostos acontecem frequentemente na rotina dos contadores.
Downloads
Referências
Comitê de Pronunciamentos Contábeis [CPC]. (2009). CPC 27: Ativo Imobilizado. Recuperado de https://s3.sa-east-1.amazonaws.com/static.cpc.aatb.com.br/Documentos/316_CPC_27_rev%2022.pdf
Leal, E. A., Miranda, G. J., & Casa Nova, S. P. D. C. (2017). Revolucionando a sala de aula: como envolver o estudante aplicando técnicas de metodologias ativas de aprendizagem. São Paulo. Atlas.
Martins, E., Miranda, G. J., & Diniz, J. A. (2020). Análise Didática das Demonstrações Contábeis. São Paulo: Atlas.
Origuela, L. A. (2017). Os Principais Impactos do SPED na Profissão Contábil: Uma Análise da Percepção dos Profissionais de Contabilidade. Caderno Profissional de Administração da UNIMEP, 7(1), 45-62.
Silva, D. J.C., Miranda, L. C.; Freire, D. R. & Anjos, L. C. M. (2010). Para que serve a informação contábil nas Micro e Pequenas Empresas? Revista Contemporânea de Contabilidade, 1(13), 89-106.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Comomns Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Ambiente Contábil utiliza uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND (Atribuição-NãoComercial – SemDerivações 4.0). Isso significa que os artigos podem ser compartilhados e que a Revista Ambiente Contábil não pode revogar estes direitos desde que se respeitem os termos da licença:
Atribuição: Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Não Comercial: Não se pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações: Se for remixar, transformar ou criar a partir do material, não se pode distribuir o material modificado.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional