Caso de ensino: contabilidade societária e fiscal: é hora da prática!

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2025v17n1ID34937

Palavras-chave:

Lançamentos contábeis, Escritório contábil, Clientes

Resumo

Objetivo: O presente caso de ensino tem como objetivo aplicar rotinas contábeis vivenciadas pelos profissionais da área contábil aos alunos do curso de ciências contábeis, pois a contabilidade está diretamente ligada a qualquer Entidade, de modo que este caso de ensino é útil em escritórios contábeis, pequenas e grandes empresas e auditorias.

Metodologia: O caso de ensino caracteriza-se como qualitativo. Para o desenvolvimento analítico do aluno, foram criados cinco problemas que frequentemente acontece de forma verídica no dia-a-dia do contador. A fim de trazer a realidade contábil para o discente, a resolução dos problemas propostos ficará a cargo do aluno.

Resultados: Com base nas respostas dadas pelos alunos para a solução dos problemas, os resultados vão direcionar os estudantes a como proceder de forma legal e idônea, ou seja, amparado pela legislação quando se depararem com as situações complexas na rotina contábil.

Contribuições do Estudo: O presente caso de ensino contribui tanto com a literatura, ao fornecer mais uma fonte de pesquisa para a elucidação de problemas contábeis, quanto com a prática contábil, ao proporcionar situações para os estudantes solucionarem tais demandas, visto que os problemas propostos acontecem frequentemente na rotina dos contadores.

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Biografia do Autor

Jordana Fialho Paula de Oliveira Sousa, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Bacharela em Ciências Contábeis. Universidade Federal de Viçosa – Campus Viçosa.

Antônio Carlos Brunozi Júnior, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Doutor em Ciências Contábeis pela Unisinos. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa, vinculado ao Departamento de Administração e Contabilidade.

Pedro Henrique Jesus Oliveira, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Mestrando em Administração Pública e Contabilidade Pública pela Universidade Federal de Viçosa. Departamento de Administração e Contabilidade.

Referências

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Publicado

02-01-2025

Como Citar

SOUSA, J. F. P. de O. .; BRUNOZI JÚNIOR, A. C. .; OLIVEIRA, P. H. J. Caso de ensino: contabilidade societária e fiscal: é hora da prática!. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 485–499, 2025. DOI: 10.21680/2176-9036.2025v17n1ID34937. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/34937. Acesso em: 7 jan. 2025.

Edição

Seção

Seção 4: Casos de Ensino Aplicados a Contabilidade (S4)