A RELAÇÃO DO EXAME DE SUFICIÊNCIA CONTÁBIL COM O DESEMPENHO DISCENTE E A QUALIDADE DOS CURSOS SUPERIORES EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO BRASIL

Autores

  • Paulo Vitor Souza de Souza Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Uniran Lemos da Cruz Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Eduardo Felicíssimo Lyrio Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2017v9n2ID10682

Palavras-chave:

Exame de Suficiência. Desempenho Discente. ENADE. Conceito Preliminar de Curso.

Resumo

O estudo objetivou analisar se há associação do índice de aprovação no exame de suficiência contábil com o desempenho discente e a qualidade dos cursos superiores no Brasil. Para isso, utilizaram-se os dados disponibilizados pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), no que tange ao número de aprovados no exame de suficiência por estado da federação, as notas do Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (ENADE) e as notas médias por estado do Conceito Preliminar de Curso (CPC). Para avaliar os dados foram utilizadas análises descritivas por estado, de todas as variáveis, diagrama de dispersão e matriz de correlação de Pearson, para verificar o grau de associação das variáveis. A análise descritiva evidencia que o estado com maior índice de aprovados no exame de suficiência foi Santa Catarina e o estado com menor aprovação foi o Acre. Sobre o ENADE, foi avaliado o desempenho nos anos de 2009, antes do exame de suficiência, e 2012, após a obrigatoriedade do exame. Os dados apontam para um aumento de 15,12% no desempenho dos estudantes após a obrigatoriedade do exame. As análises de dispersão apontaram uma tendência moderada entre as variáveis, e a matriz de correlação denota que o grau de aprovação no exame de suficiência do CFC está positivamente associado ao ENADE e CPC ao nível de 69,28% e 50,57%, respectivamente. Através dos resultados obtidos mediante análise estatística, torna-se evidente que há uma associação entre o exame de suficiência contábil com o desempenho dos discentes e a qualidade dos cursos superiores em Ciências Contábeis no Brasil.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Vitor Souza de Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Uniran Lemos da Cruz, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestrando do Programa de Pós Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Eduardo Felicíssimo Lyrio, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professor da Faculdade de Administração e Finanças (FAF) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Mestre em Ciências Contábeis do Programa de Pós Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Referências

ALLEN, A.; WOODLAND, A. M. The 150-hour requirement and the number of CPA exam candidates, pass rates, and the number passing. Issues in Accounting Education, v. 21, n. 3, p. 173-193, 2006.

ARAÚJO, M. V.; SILVA, J. W. B.; FRANCO, E. M. Motivação para o aprendizado em estudantes de graduação em Psicologia. Revista Psicologia: Teoria e Prática, São Paulo, v. 16, n. 2, p.185-198, 2014.

ASHBAUGH, D. L.; THOMPSON, A. F. Factors distinguishing exceptional performance on the uniform CPA exam. Journal of Education for Business, v. 68, n. 6, p. 334-337, 1993.

BEUREN, I. M. ; LONGARAY, A. A. ; RAUPP, F. M. ; SOUSA, M. A. B. ; COLAUTO, R. D. ; PORTON, R. A. B. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: Teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

BOONE, J; LEGORIA, J.; SEIFERT, D. L.; STAMMERJOHAN, W. W. The associations among accounting program attributes, 150-hour status, and CPA exam pass rates. Journal of Accounting Education, v. 24, n. 4, p. 202-215, 2006.

BRASIL. Lei nº 12.249, de 11 de junho de 2010. Altera os Decretos-Leis nos 9.295, de 27 de maio de 1946, 1.040, de 21 de outubro de 1969. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasi, Brasília, DF, 11 de junho de 2010.

BROIETTI, C. Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade: Observação das Publicações Relacionadas ao Tema. In: CONGRESSO UFSC DE CONTROLADORIA E FINANÇAS & INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM CONTABILIDADE, 5., 2014, Apucarana. Anais..., 2014. p. 01 - 16.

CASTILHO, E. S. Qualidade do ensino de custos na UFG: uma visão em relação ao exame de suficiência. 2013. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Institui o Exame de Suficiência como requisito para obtenção de registro profissional em CRC. Resolução n. 853, de 29 de outubro de 1999. Brasília.

CORREA, S. M. B. B.. Probabilidade e Estatística. 2. ed. Belo Horizonte: Puc Minas Virtual, 2003. 116 p.

CRCSP. Atenção: CFC publica novo resultado do Exame de Suficiência. 2016. Disponível em: <http://www.crcsp.org.br/portal_novo/exames/exame_suficiencia.htm>. Acesso em: 25 maio 2016.

GIL, A. C.. Métodos e técnicas da pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

INEP. Conceito Enade. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/educacao-superior/indicadores/conceito-enade>. Acesso em: 03 jun. 2016.

INEP. O que é o Conceito Preliminar de Curso? Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=13074:o-que-e-o-conceito-preliminar-de-curso>. Acesso em: 08 jun. 2016.

KOUNROUZAN, M. C.; MILOCA, L. M.; FERRAZ, L. M. S.; PONCIANO, S. A. B. A importância do retorno do exame de suficiência. In: ENCONTRO DE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, II, 2010, Cascavel - PR. Anais... UNIOESTE, 2010.

LEITE, C. E. B.; GUIMARÃES, G. Qualidade nos cursos de Ciências Contábeis. Contabilidade Vista & Revista, Belo Horizonte, v. 15, n. 1, p.35-51, 2004.

LONDERO, B. A.; LONDERO, B. A.; CHARÃO, R. A Contabilidade na Administração de Empresas. In: Simpósio de Iniciação Científica dos Cursos de Ciências Contábeis de Santa Maria, 1., 2005, Santa Maria. Anais... . Santa Maria: -, 2005. p. 53 - 62.

LOUSADA, A. C. Z.; MARTINS, G. A.. Egressos como fonte de informação à gestão dos cursos de Ciências Contábeis. Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, v. 37, n. 1, p.73-84, 2005.

MADEIRA, G. J.; MENDONÇA, K. F. C.; ABREU, S. M. A disciplina teoria da contabilidade nos exames de suficiência e provão. Contabilidade Vista & Revista, Belo Horizonte, v. -, n. -, p.103-122, 2003.

MARQUES, J. R. Conheça mais sobre as teorias motivacionais. Em < http://www.ibccoaching.com.br/portal/lideranca-e-motivacao/teorias-da-motivacao> (Acesso em 18/04/2016).

MARTINS, C. M. F.; SILVA, C. B. A.; BERNARDO, D. C. R.; MADEIRA, G. J. O desempenho do estado de Minas Gerais no sétimo exame de suficiência do CFC - março/2003. Contabilidade Vista & Revista, Belo Horizonte, v. -, n. -, p.81-102, 2003.

MENDONÇA NETO, O. R.; LOPES, R. C.; OYADOMARI, J. C. T. A Profissionalização do Contador no Brasil. Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, [s.l.], v. 9, n. 4, p.393-406, 2012.

NASCIMENTO, C. L. Qualidade do Ensino Superior em Ciências Contábeis: Um diagnóstico nas instituições localizadas na região norte do estado do Paraná. Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, [s.l.], v. 3, n. 2, p.155-166, 2005.

NEVES, E. R. C.; BORUCHOVITCH, E.. A Motivação de Alunos no Contexto da Progressão Continuada. Psicologia: Teoria e Pesquisa, [s.l.], v. 20, n. 1, p.77-85, 2004.

NOSSA, V. Formação do Corpo Docente dos Cursos de Graduação em Contabilidade no Brasil: Uma Análise Crítica. Caderno de Estudos, São Paulo, v. 21, n. 1, p.01-20, 1999.

OLIVEIRA, D. A imagem do contador no Brasil: um estudo sobre sua evolução histórica. Revista de Controle e Administração, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, p.107-126, 2007.

OLIVEIRA NETO, J. D.; KUROTORI, I. K. O Retorno do Exame de Suficiência do CFC. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da Uerj, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p.1-18, 2009.

OLIVEIRA SOBRINHO, O. A.; CRUZ, M. C.. A importância da regulamentação da profissão contábil: O exame de suficiência. p.01-08, 2011. -. Disponível em: <http://www.ice.edu.br/TNX/storage/webdisco/2011/11/10/outros/eb6ae262636b30072bd8dfb50ff44f4b.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2016.

SCACCHETTI, F. A. P.; OLIVEIRA, K. L.; RUFINI, S. E. Medida de motivação para aprendizagem no Ensino Técnico Profissional. Avaliação Psicológica, Apucarana, v. 13, n. 2, p.297-305, 2014.

SOUZA, L. F. N. I. Estratégias de aprendizagem e fatores motivacionais relacionados. Educar, Curitiba, v. 36, n. 01, p.95-107, 2010.

Downloads

Publicado

11-07-2017

Como Citar

SOUZA, P. V. S. de; CRUZ, U. L. da; LYRIO, E. F. A RELAÇÃO DO EXAME DE SUFICIÊNCIA CONTÁBIL COM O DESEMPENHO DISCENTE E A QUALIDADE DOS CURSOS SUPERIORES EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO BRASIL. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 179–199, 2017. DOI: 10.21680/2176-9036.2017v9n2ID10682. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/10682. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS