O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO CONTÁBIL NO SETOR PÚBLICO: PERCEPÇÃO DOS CONTADORES SOBRE UNIVERSIDADES FEDERAIS
DOI:
https://doi.org/10.21680/2176-9036.2018v10n1ID10869Palavras-chave:
Contabilidade. Teoria da Comunicação. Semiótica. Análise do Discurso.Resumo
Este estudo objetivou verificar como os contadores responsáveis pela elaboração dos relatórios contábeis percebem o processo de construção da informação contábil em quatro universidades federais. A análise sustenta-se nas teorias da Comunicação e da Semiótica. Procederam-se entrevistas em profundidade com os contadores de quatro universidades federais e empregou-se análise do discurso francesa. Entre os resultados, identificou-se que os processos formais são percebidos muitas vezes como uma obrigatoriedade; que os processos de conferência apontam para desvios das atividades dos contadores; e que são poucas as demandas por informações contábeis. No tocante à interpretação das informações, os contadores destacaram a necessidade de compreender previamente as finalidades dos usuários; que a linguagem contábil tem de ser adequada ao perfil do usuário demandante; e que buscam revisar os relatórios quanto à manutenção da lógica das informações prestadas. Conclui-se que os participantes percebem que o processo de construção da informação contábil apresenta muitas lacunas e incogruências que vão de encontro aos cuidados adotados por eles em relação à interpretação das informações contábeis.
Downloads
Referências
BEDFORD, N. M.; BALADOUNI, V. Communication theory approach to accountancy. Accounting Review, v. 37, n. 4, p.650-659, 1962.
BELKAOUI, A. The interprofessional linguistic communication of accounting concepts: an experiment in sociolinguistics. Journal of Accounting Research, p. 362-374, 1980.
BERLO, D. K. O processo da comunicação: introdução à teoria e à prática. 9. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
DIAS FILHO, J. M.; NAKAGAWA, M. Análise do processo da comunicação contábil: uma contribuição para a solução de problemas semânticos, utilizando conceitos da teoria da comunicação. Revista Contabilidade & Finanças, v. 12, n. 26, p. 42-57, 2001.
DIAS FILHO, J. M.; NAKAGAWA, M. Reflexões sobre a dimensão semiótica da análise de balanços: uma contribuição à otimização de decisões de crédito. Revista de Contabilidade da UFBA, v. 6, n. 1, p. 33-47, 2012.
FASB. Financial Accounting Standards Board. Statement of Financial Accounting Concepts No. 2. Qualitative Characteristics of Accounting Information. 1980.
HAYAKAWA, S. I. Language in thought and action. 3. ed. New York: Harcourt, Brace Jovanovich, 1967.
HENDRIKSEN, E. S.; VAN BREDA, M. F. Teoria da Contabilidade. São Paulo: Atlas, 1999
IUDÍCIBUS, S. de; MARTINS, E.; CARVALHO, L. N. Contabilidade: aspectos relevantes da epopéia de sua evolução. Revista Contabilidade & Finanças, v. 16, n. 38, p. 7-19, 2005.
KERLINGER, F. N. Metodologia da pesquisa em Ciências Sociais: um tratamento conceitual. São Paulo: EPU-EDUSP, 1996.
LOPES, J. E. M.; RIBEIRO, R. B.; CAVALCANTE, P. R. N. A Informação Contábil à Luz da Teoria da Comunicação. Revista Ambiente Contábil, v. 1, n. 2, p. 22-37, 2010.
MASON, Richard O.; SWANSON, E. Burton. Measurement for management decision. Addison-Wesley series on decision support. Massachusetts: Addison-Wesley Publishing Company, 1981.
MORRIS, C. W. Fundamentos da teoria dos signos. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 1976.
NAKAGAWA, M.; DIAS FILHO, J. M. A Contabilidade sob o enfoque sociológico: uma abordagem das teorias semióticas e da comunicação. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, n. 5, p. 13-22, 2002.
NAKAGAWA, M.; PRETTO, C. B. M. An interdisciplinary view of accountancy in Brazil. In: Asian-Pacific Conference on International Accounting Issues, 12th. Anais. China, 2000.
ORLANDI, E. P. Discurso e leitura. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1999.
SOUSA, R. G.; VASCONCELOS, A. F.; CANECA, R. L.; NIYAMA, J. K. O regime de competência no setor público brasileiro: uma pesquisa empírica sobre a utilidade da informação contábil. Revista Contabilidade & Finanças, v. 24, n. 63, p. 219-230, 2013.
VALENTE, N. T. Z. Qualidade da informação contábil na perspectiva da ciência da informação. 2014. Tese (Doutorado em Cultura e Informação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
VIEIRA, L. A. Projeto de pesquisa e monografia: O que é? Como se faz? Normas da ABNT. 3. ed. Curitiba: Ed. do autor, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Comomns Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Ambiente Contábil utiliza uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND (Atribuição-NãoComercial – SemDerivações 4.0). Isso significa que os artigos podem ser compartilhados e que a Revista Ambiente Contábil não pode revogar estes direitos desde que se respeitem os termos da licença:
Atribuição: Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Não Comercial: Não se pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações: Se for remixar, transformar ou criar a partir do material, não se pode distribuir o material modificado.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional