ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES QUANTO AOS MÉTODOS BASEADOS EM ATIVIDADES
DOI:
https://doi.org/10.21680/2176-9036.2018v10n2ID12372Palavras-chave:
: Activity-Based Costing. Time Driven Activity-Based Costing. Activity-Based Management.Resumo
Este estudo buscou analisar a percepção dos docentes e pesquisadores brasileiros quanto aos métodos baseados em atividades. Para tanto, foi realizada uma survey com 34 docentes e pesquisadores especialistas em custos dos programas de pós-graduação em Ciências Contábeis no Brasil. Na análise dos resultados foi utilizada a estatística descritiva e empregado o teste de aderência (?²). A consistência interna do instrumento de pesquisa foi calculada por meio do Alpha de Cronbach o que conferiu consistência ao mesmo. Os resultados demonstram que sob a percepção dos docentes e pesquisadores o Activity Based Cost (ABC) foi capaz de reduzir a subjetividade e arbitrariedade do método por absorção, bem como melhorar as informações para a tomada de decisão. No entanto, o Time-Driven Activity-Based Costing (TDABC) não é considerado de forma unânime uma evolução do método ABC, uma vez que não há uma opinião uníssona se o método foi capaz de reduzir a complexidade e diminuir a necessidade de tempo e recursos relacionados à sua implementação e manutenção. Quanto ao ABM, ele pode ser considerado um sistema de gestão, do qual o ABC constitui sua extensão instrumental.
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