Editorial – Revista Ambiente Contábil – Volume 3 – Número 2 – jul./dez.2011
Resumo
A Revista Ambiente Contábil (Ambiente) apresenta na sua 6ª ediçáo 09 (nove) artigos que tratam de assuntos relevantes para a área contábil.
Artigo 1 - PRÁTICAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL: UM ESTUDO NAS INDÚSTRIAS DO MUNICÍPIO DE SOUSA, PB, de José Ribamar Marques de Carvalho, Érika Mayane Aristóteles Dutra, Enyedja Kerlly Martins de Araújo Carvalho, Wilson Fadlo Curi e de Rosires Catáo Curi que tem o objetivo de analisar quais sáo as práticas gerenciais de responsabilidade social utilizadas nas indústrias da cidade de Sousa-PB, bem como identificar clusters de acordo com as opiniões dos gestores entrevistados, visando conhecer melhor as estratégias utilizadas nessas organizações em relaçáo às práticas de responsabilidade social.
Artigo 2 - DETECÇÁO DE OUTLIERS NO DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIRO DO SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA NO PERÍODO 2008 A 2010, de Marke Geisy Dantas, Juliana Araújo Silva e de Diego Rodrigues Boente que tem o objetivo de analisar a presença de outliers nas contas do Sport Club Corinthians Paulista, referente aos anos de 2008 e 2009.
Artigo 3 - PESQUISA EMPÍRICA: UMA CONTRIBUIÇÁO AO TRATAMENTO CONTÁBIL DOS BENS DE USO COMUM de Diana Vaz de Lima, Maurício Corrêa da Silva, Erivan Ferreira Borges e de José Matias-Pereira que tem por objetivo preencher algumas lacunas existentes em termos de contabilizaçáo dos bens de uso comum, representando uma contribuiçáo aos critérios de reconhecimento, mensuraçáo e evidenciaçáo dos mesmos.
Artigo 4 - Identificaçáo e Mensuraçáo do Grau de Importância dos Direcionadores de Valor das Indústrias de Laticínio da Cidade de Sousa – Paraíba de Harlan de Azevedo Herculano e de Glauber Fernandes Vieira de Figueiredo com o objetivo de identificar e mensurar o grau de importância, na visáo de especialistas e gestores, das variáveis que impulsionam e adicionam valor nas indústricas de laticínio.
Artigo 5 - PÓS-GRADUAÇÁO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO BRASIL: CONTEXTO E PROCESSO DE SELEÇÁO de Sandro Vieira Soares, Anderson Renan Will, Maura Paula Miranda e de Elisete Dahmer Pfitscher com objetivo de mapear os critérios utilizados por programas para admissáo de alunos no mestrado e doutorado em contabilidade.
Artigo 6 - AVALIAÇÁO DA EFICIÊNCIA ECONÔMICO-FINANCEIRA DAS EMPRESAS INTEGRANTES DO ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL POR MEIO DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS de Sayonara Fernandes da Costa e de Diego Rodrigues Boente que tem como o objetivo verificar quais as empresas integrantes do Índice de Sustentabilidade Empresarial sáo eficientes em termos econômico-financeiros, utilizando a Análise Envoltória de Dados.
Artigo 7 - EVIDENCIAÇÁO DAS SUBVENÇÕES E ASSISTÊNCIAS GOVERNAMENTAIS RECEBEBIDAS PELAS OSCIPs: UMA ANÁLISE EMPÍRICA NOS ESTADOS DA PARAÍBA E DO RIO GRANDE DO NORTE de Milton Jarbas Rodrigues Chagas, Aneide de Oliveira Araújo e de Luzivalda Guedes Damascena que tem o objetivo de analisar a forma de evidenciaçáo das subvenções e assistências governamentais auferidas pelas OSCIPs estabelecidas nos Estados da Paraíba e Rio Grande do Norte no ano de 2008, uma vez que a exigência do cumprimento do que estabelece o Pronunciamento Técnico 07 do CPC se dá a partir do exercício de 2008, ou seja, com a publicaçáo das Demonstrações Contábeis no ano de 2009.
Artigo 8 - REDUÇÁO DE CUSTOS NO SISTEMA JUST-IN-TIME: UM ESTUDO EM UMA EMPRESA DE CONFECÇÕES DE SíO JOSÉ DE MIPIBU de Matheus Furtado de Assunçáo Freitas, Thiago Tavares de Andrade, Victor Godeiro de Medeiros Lima e de Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira que tem como objetivo geral identificar os sistemas de controle de custos e sugerir algumas medidas para reduçáo dos custos nas empresas que praticam o Just in Time atualmente, como também aumentar seus lucros e melhorar continuamente o processo produtivo, avaliando-se a sua aplicabilidade e utilizaçáo na empresa de confecções sob análise.
Artigo 9 - CONTABILIDADE INTERNACIONAL É SÓ PARA “INGLÊS” VER? de Daniel José Cardoso da Silva, Luiz Carlos Marques dos Anjos, Luiz Carlos Miranda, Luiz Eduardo Simões de Souza e de Daniel José Cardoso da Silva Junior com o objetivo geral de verificar e evidenciar se os estudantes de contabilidade das instituições de nível superior nordestinas estáo devidamente informados e atualizados sobre o processo de harmonizaçáo das normas de contabilidade brasileira às internacionais.
Boa leitura. Cordiais saudações!
José Dionísio Gomes da Silva
Editor
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Comomns Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Ambiente Contábil utiliza uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND (Atribuição-NãoComercial – SemDerivações 4.0). Isso significa que os artigos podem ser compartilhados e que a Revista Ambiente Contábil não pode revogar estes direitos desde que se respeitem os termos da licença:
Atribuição: Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Não Comercial: Não se pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações: Se for remixar, transformar ou criar a partir do material, não se pode distribuir o material modificado.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional