PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO BRASIL: CONTEXTO E PROCESSO DE SELEÇÃO
Resumo
A Coordenaçáo de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES - possibilita a cada Instituiçáo de Ensino Superior determinar os critérios dos processos seletivos para ingresso em programas de pós-graduaçáo Stricto sensu de mestrado e doutorado. Os programas de pós-graduaçáo Stricto sensu de Contabilidade no país estáo distribuídos em 19 instituições públicas e privadas, e ofertaram, em 2010, um total de 343 vagas de mestrado e 39 vagas de doutorado. O objetivo desta pesquisa é mapear os critérios utilizados por estes programas para admissáo de alunos no mestrado e doutorado. Esta pesquisa foi classificada como descritiva, qualitativa, documental e bibliográfica. Como resultado, verificou-se que é comum, nos processos seletivos das IES no Brasil, a adesáo aos processos de análise curricular, entrevista e arguiçáo de projeto de pesquisa, aplicaçáo de provas de conhecimentos específicos, e utilizaçáo dos resultados do teste da Anpad. Por meio da leitura completa do artigo é possível verificar: a assimetria existente entre o número de vagas disponibilizadas nos programas de pós-graduaçáo em Contabilidade e em outras áreas afins; as divergências existentes entre os processos seletivos; e a necessidade de discussáo e regulamentaçáo mais completa sobre a admissáo e sobre os próprios objetivos da pós-graduaçáo no Brasil.
Palavras-Chave: Contabilidade. Programas de pós-graduaçáo. Processo seletivo. Benchmarking educacional.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Comomns Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Ambiente Contábil utiliza uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND (Atribuição-NãoComercial – SemDerivações 4.0). Isso significa que os artigos podem ser compartilhados e que a Revista Ambiente Contábil não pode revogar estes direitos desde que se respeitem os termos da licença:
Atribuição: Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Não Comercial: Não se pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações: Se for remixar, transformar ou criar a partir do material, não se pode distribuir o material modificado.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional