Disclosure nos relatórios de sustentabilidade de empresas do novo mercado da Bovespa em consonância com os objetivos de desenvolvimento sustentável publicados pela ONU
DOI:
https://doi.org/10.21680/2176-9036.2020v12n1ID17379Palavras-chave:
Relatório de Sustentabilidade. Objetivos ONU. Disclosure.Resumo
Objetivo: O objetivo do estudo foi analisar se os relatórios de sustentabilidade divulgados pelas empresas, listadas no segmento do novo mercado da BOVESPA, estão alinhados com os objetivos de desenvolvimento sustentável publicados pela ONU.
Metodologia: Foi utilizada uma metodologia de abordagem descritiva, com acesso documental nos relatórios publicados pelas empresas no ano de 2016 e análise qualitativa dos resultados.
Resultados: Os achados da pesquisa, mostra que uma empresa apresenta evidências dos 17 objetivos propostos pela ONU e 7 das 29 empresas estudadas obtiveram mais de 50% de incidência das informações. Infere-se que as empresas não estão em consonância com os objetivos da ONU, pois nem todas as organizações estudadas evidenciam, as ações que tomam no decorrer do ano para cumprir os objetivos, a grande maioria somente cita os indicadores, ou menciona que está disposta a fazer, sem efetivamente dizer o que está sendo feito para a busca de um desenvolvimento sustentável.
Contribuições do Estudo: O trabalho é relevante, pois na atualidade as empresas buscam cada vez mais espaço no mercado, tornando as práticas organizacionais mais importantes tendo em vista a busca por recursos e consumidores. Com isso, há uma pressão maior para que as empresas atendam de forma sistemática, as dimensões econômica, social e ambiental da sustentabilidade, e como ferramenta para melhorar esse entendimento, é importante conhecer se as publicações dos relatórios de sustentabilidade das empresas estão em consonância com os objetivos da ONU. Contudo, os achados permitem compreender que há desafios importantes na divulgação de informações, pois, limites impostos pelas características, segmento do negócio e estrutura organizacional fazem com que determinados indicadores não sejam abordados pelas empresas. Em situações específicas, a organização não possui de fato, dados a serem compartilhados em relação a determinado objetivo, por isso, os dados quantitativos de divulgação, precisam ser avaliados com cautela.
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