Características associadas ao nível de evidenciação das receitas de contratos com clientes das companhias de capital aberto brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.21680/2176-9036.2021v13n1ID19409Palavras-chave:
Receitas de contratos; CPC 47; IFRS 15; Evidenciação.Resumo
Objetivo: Esta pesquisa tem por objetivo identificar características associadas com o nível de evidenciação das receitas de contratos com clientes nas companhias de capital aberto brasileiras.
Metodologia: Visando mensurar o nível de evidenciação, foi elaborada uma lista de verificação com base nos itens de exigências de divulgação estabelecidos pelo CPC 47. Posteriormente, foram analisadas as notas explicativas integrantes às demonstrações contábeis de 309 companhias listadas na Bolsa de Valores Brasil, Bolsa e Balcão (B3). As características utilizadas para analisar possível associação com o nível de evidenciação das receitas de contratos com clientes foram: valor da receita líquida, setor de atuação, nível de governança corporativa, empresa de auditoria e companhias brasileiras listadas na New York Stock Exchange (NYSE). A pesquisa se classifica como qualitativa, descritiva e a obtenção dos dados foi por meio documental.
Resultados: Os resultados demonstraram que o nível de evidenciação das companhias é relativamente baixo na maioria dos itens da lista de verificação. Já em relação as características analisadas, o setor que apresentou a maior média de nível de evidenciação foi o de telecomunicações. As empresas que participam de algum dos segmentos governança corporativa, as auditadas pelas Big Four e aquelas que são listadas na NYSE, indicaram, na amostra analisada, uma tendência de associação com o nível de evidenciação. Em relação ao valor da receita líquida, constatou-se que as companhias que possuem uma maior receita líquida obtiveram um maior nível de evidenciação das receitas de contratos com clientes.
Contribuições do Estudo: A realização da presente pesquisa contribui com o tema evidenciação contábil, visto que demonstra como as companhias de capital aberto brasileiras estão evidenciando suas receitas de contratos de clientes, mediante a adoção do pronunciamento CPC 47.
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