Percepção da corrupção em ambiente acadêmico: análise empírica a partir de alunos do curso de ciências contábeis da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2020v12n1ID19623

Palavras-chave:

Corrupção. Percepção. Ciências Contábeis.

Resumo

Objetivo: A corrupção é um fenômeno mundial que atinge, indistintamente, pobres e ricos. Como fenômeno multidisciplinar, compreender o problema tornou-se um aspecto complexo dado à diversidade de conceitos que abarca e a forma como se apresenta nos países. Neste sentido, o presente trabalho objetiva analisar aspectos significativos do perfil social que influenciam a percepção da corrupção por parte dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Ceará.

Metodologia: A pesquisa se caracteriza como descritiva quanto aos objetivos, de levantamento quanto aos procedimentos e quantitativa quanto à natureza. Utilizou-se questionário com escala do tipo Likert, preenchido de forma anônima, formado por 4 grupos de perguntas, nos quais se alocou 20 questões associadas ao tema corrupção (compreensão, impacto profissional, estrutura atual do curso de ciências contábeis e mecanismos institucionais para o seu combate). A análise dos resultados se deu por intermédio da estatística descritiva.

Resultados: Foram considerados posicionamentos intermediários que não revelam a total negação ou confirmação das perguntas apresentadas, o que evidencia que parte das opiniões ainda se encontra em construção. A exceção se deve ao nível de compreensão do fenômeno que foi considerado satisfatório pelos pesquisadores. No que se refere às respostas intermediárias, os resultados apontam para a necessidade de múltiplas soluções em relação ao fenômeno estudado: aprimoramento do tratamento do tema por parte do curso como um todo, melhora da compreensão da amplitude da corrupção como fenômeno que atinge também empresas e organizações sociais e afastamento do entendimento dos alunos de que o curso deve prover conhecimento acerca do modus operandi dos atos corruptos. 

Contribuições do Estudo: O estudo contribui para que novas formas de abordagem da corrupção sejam desenvolvidas para o ambiente acadêmico, notadamente do Curso de Ciências Contábeis, visando aumentar a percepção sobre o tema.

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Publicado

03-01-2020

Como Citar

ROBERTO SÉRGIO DO NASCIMENTO; RUTH CARVALHO DE SANTANA PINHO. Percepção da corrupção em ambiente acadêmico: análise empírica a partir de alunos do curso de ciências contábeis da Universidade Federal do Ceará (UFC). REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 12, n. 1, 2020. DOI: 10.21680/2176-9036.2020v12n1ID19623. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/19623. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção 7: Internacional (S7)