Expectativas e satisfação dos discentes sobre os saberes e competências requeridas dos docentes na área de ciências contábeis
DOI:
https://doi.org/10.21680/2176-9036.2021v13n1ID20179Palavras-chave:
Educação; Competência dos docentes; Estudantes de Ciências Contábeis.Resumo
Objetivo: O objetivo do estudo foi verificar na percepção dos estudantes de Ciências Contábeis quais as expectativas e satisfação em relação às competências dos docentes atuantes no curso, envolvendo a compreensão sobre conhecimentos, habilidades e atitudes.
Metodologia: Desenvolveu-se um estudo descritivo, com abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 102 alunos do Curso de Ciências Contábeis que cursavam o nono e décimo período no ano de 2018 em uma instituição pública federal, situada no interior de Minas Gerais. Foi aplicado o teste estatístico de Mann-Whitney para testar a diferença entre a expectativa e a satisfação dos discentes em relação à competência docente.
Resultados: Os achados evidenciaram diferenças significativas para todas as variáveis pesquisadas. Verificou-se que o nível geral de expectativa do aluno é bem superior à satisfação, há indícios de haver falhas no planejamento pedagógico do curso.
Contribuições do estudo: O estudo contribui para que gestores acadêmicos percebam a importância de um planejamento pedagógico adequado para o curso, bem como promover a formação docente. Os resultados do estudo também contribuem para a evidenciação da responsabilidade dos docentes quanto à sua qualificação para alcançar as competências necessárias para a sua atuação em sala de aula.
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