EFICIÊNCIA PRODUTIVA E ANÁLISE ECONÔMICA E FINANCEIRA DE USINAS DE CANA-DE-AÇÚCAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

Autores

  • Antônio Carlos Brunozi Júnior UFV - Campus de Rio Paranaíba
  • Luiz Antônio Abrantes UFV
  • Adriano Provezano Gomes UFV
  • Rosiane Maria Lima Gonçalves UFV - Campus de Rio Paranaíba

Resumo

A atividade de produção e beneficiamento de cana-de-açúcar tem se tornado estratégica na econômica nacional, sendo grande geradora de renda e de empregos. Neste segmento São Paulo é o estado de maior representatividade, porém, esta atividade expandiu-se em todo território nacional, o que gera competitividade as usinas paulistas, exigindo melhor gestão de suas atividades. Neste cenário, para evitar a perda de mercado ou até para garantir a sua sobrevivência, estas usinas têm que constantemente buscar formas de melhorar seu desempenho produtivo. Com base nestes aspectos, o objetivo deste estudo consistiu em determinar o grau de eficiência técnica e produtiva das usinas beneficiadores de cana-de-açúcar do Estado de São Paulo, analisando concomitantemente seu desempenho econômico e financeiro. Foram analisadas 17 usinas e, para a sua mensuração foi utilizada a análise envoltória de dados (DEA) em modelo composto de 3 insumos (estoques, imobilizado e salários) e 1 produto (faturamento bruto). Os resultados encontrados mostraram que, em síntese, do total das usinas analisadas, das eficientes (4), duas apresentaram problemas de escala; nas ineficientes, quatro têm problemas de escala, operando abaixo da escala ótima de produção e sete são ineficientes tecnicamente, desperdiçando insumos produtivos.

 

Palavras-chave: Usinas de cana-de-açúcar. Análise de Eficiência. Desempenho.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Carlos Brunozi Júnior, UFV - Campus de Rio Paranaíba

Graduado em Ciências Contábeis e Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é professor assistente na Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba, lecionando na área de Contabilidade e Finanças.

Luiz Antônio Abrantes, UFV

Doutor em Administração – Universidade Federal de Lavras. Docente da Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Administração e Contabilidade.

Adriano Provezano Gomes, UFV

Doutor em Economia Aplicada – Universidade Federal de Viçosa. Docente da Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Economia.

Rosiane Maria Lima Gonçalves, UFV - Campus de Rio Paranaíba

Doutora em Economia Aplicada – Universidade Federal de Viçosa. Docente da Universidade Federal de Viçosa – Campus de Rio Paranaíba, Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS).

Publicado

18-10-2012

Como Citar

JÚNIOR, A. C. B.; ABRANTES, L. A.; GOMES, A. P.; LIMA GONÇALVES, R. M. EFICIÊNCIA PRODUTIVA E ANÁLISE ECONÔMICA E FINANCEIRA DE USINAS DE CANA-DE-AÇÚCAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 74–92, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/2140. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS