VALOR ADICIONADO: TENDÊNCIAS METODOLÓGICAS E TEMÁTICAS ADOTADAS NO PERÍODO 1970-2010
Palavras-chave:
Valor Adicionado, Demonstração do Valor Adicionado, BibliometriaResumo
Como forma de se buscar atender a um conjunto maior de usuários de forma eficaz, surge no contexto contábil a Demonstração do Valor Adicionado (DVA), a qual objetiva evidenciar dados econômicos sobre a riqueza criada e sua distribuição aos agentes econômicos que participaram de sua criação (DE LUCA et. al., 2009). Neste contexto, o objetivo do presente estudo consistiu em verificar as tendências gerais, metodológicas e temáticas, relativas aos estudos que abordaram o conceito de Valor Adicionado e a DVA. Foi realizado o levantamento de artigos, teses e dissertações sobre o assunto. Observou-se tendência de crescimento em pesquisas desenvolvidas, principalmente a partir do período de 1998. Pesquisas positivistas e empíricas foram observadas em maior quantidade. Análise de Desempenho, Evidenciação, Relevância e Remuneração dos Agentes Econômicos, juntos representando 78% dos estudos levantados. Com menor representatividade, em ordem crescente, estão a Carga Tributária, Análise Gerencial, Limitações da DVA, Bibliometria. A temática relativa à Carga Tributária apresenta, até certo ponto, quantidade razoável de estudos desenvolvidos, junto a estudos direcionados à utilidade gerencial da DVA. A análise crítica de suas limitações, bem como levantamentos bibliométricos ainda são escassos. Ambas temáticas representando, desta forma, áreas que carecem de maior exploração por parte dos pesquisadores, devido sua importância no contexto de desenvolvimento da qualidade informativa do Valor Adicionado, bem como seu auxílio para áreas correlatas.
Palavras-chave: Valor Adicionado. Demonstração do Valor Adicionado. Bibliometria.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Comomns Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Ambiente Contábil utiliza uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND (Atribuição-NãoComercial – SemDerivações 4.0). Isso significa que os artigos podem ser compartilhados e que a Revista Ambiente Contábil não pode revogar estes direitos desde que se respeitem os termos da licença:
Atribuição: Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Não Comercial: Não se pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações: Se for remixar, transformar ou criar a partir do material, não se pode distribuir o material modificado.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional