VALOR ADICIONADO: TENDÊNCIAS METODOLÓGICAS E TEMÁTICAS ADOTADAS NO PERÍODO 1970-2010

  • Jocelino Donizetti Teodoro UFPR
  • Anderson Catapan PUCPR
  • Cláudio Marcelo Edwards Barros UFPR
  • Luciano Márcio Scherer UFPR
Palavras-chave: Valor Adicionado, Demonstração do Valor Adicionado, Bibliometria

Resumo

Como forma de se buscar atender a um conjunto maior de usuários de forma eficaz, surge no contexto contábil a Demonstração do Valor Adicionado (DVA), a qual objetiva evidenciar dados econômicos sobre a riqueza criada e sua distribuição aos agentes econômicos que participaram de sua criação (DE LUCA et. al., 2009). Neste contexto, o objetivo do presente estudo consistiu em verificar as tendências gerais, metodológicas e temáticas, relativas aos estudos que abordaram o conceito de Valor Adicionado e a DVA. Foi realizado o levantamento de artigos, teses e dissertações sobre o assunto. Observou-se tendência de crescimento em pesquisas desenvolvidas, principalmente a partir do período de 1998. Pesquisas positivistas e empíricas foram observadas em maior quantidade. Análise de Desempenho, Evidenciação, Relevância e Remuneração dos Agentes Econômicos, juntos representando 78% dos estudos levantados. Com menor representatividade, em ordem crescente, estão a Carga Tributária, Análise Gerencial, Limitações da DVA, Bibliometria. A temática relativa à Carga Tributária apresenta, até certo ponto, quantidade razoável de estudos desenvolvidos, junto a estudos direcionados à utilidade gerencial da DVA. A análise crítica de suas limitações, bem como levantamentos bibliométricos ainda são escassos. Ambas temáticas representando, desta forma, áreas que carecem de maior exploração por parte dos pesquisadores, devido sua importância no contexto de desenvolvimento da qualidade informativa do Valor Adicionado, bem como seu auxílio para áreas correlatas.

Palavras-chave: Valor Adicionado. Demonstração do Valor Adicionado. Bibliometria.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Catapan, PUCPR
Doutorando em Administração (PUCPR) e mestre em Contabilidade e Finanças (UFPR). Pós-graduado em Controladoria (Univ. Gama Filho/RJ), MBA em Administração (Facinter). Engenheiro elétrico (UFPR) e contador (PUCPR). Professor da Escola de Negócios da PUCPR.
Publicado
17-10-2012
Como Citar
TEODORO, J. D.; CATAPAN, A.; BARROS, C. M. E.; SCHERER, L. M. VALOR ADICIONADO: TENDÊNCIAS METODOLÓGICAS E TEMÁTICAS ADOTADAS NO PERÍODO 1970-2010. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, v. 4, n. 2, p. 132-148, 17 out. 2012.
Seção
ARTIGOS