Fatores que influenciam o nível de divulgação dos ativos intangíveis das empresas listadas no IBrX-50

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2023v15n1ID26836

Palavras-chave:

Disclosure Contábil; Ativos Intangíveis; Mercado de Capitais.

Resumo

Objetivo: O objetivo do artigo é identificar fatores financeiros e de governança que podem influenciar o nível de divulgação dos ativos intangíveis das empresas listadas no IBrX-50.

Metodologia: O estudo é descritivo, documental e quantitativo, com amostra composta por 40 empresas listadas no mercado de capitais brasileiro, totalizando 200 observações. A análise pautou-se nas demonstrações financeiras e notas explicativas divulgadas pelas empresas. Para analisar os dados utilizou-se a regressão linear múltipla, com o software SPSS versão 25, relacionando os fatores tamanho, auditoria big four, rentabilidade, endividamento, nível de governança corporativa e internacionalidade com o índice de divulgação dos ativos intangíveis.

Resultados: Os resultados apontam que dos fatores analisados apenas as variáveis referentes ao tamanho e auditoria big four possuem uma relação significativa com o índice de divulgação dos ativos intangíveis.

Contribuições do Estudo: O estudo contribui por apresentar resultados marginais sobre evidências do disclosure contábil no mercado de capitais brasileiro, e assim colaborar com a literatura da evidenciação, dando clareza e respaldo a utilidade da informação contábil. No campo prático, contribui para melhor percepção dos usuários acerca das informações contidas nas demonstrações contábeis.

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Biografia do Autor

Aldir Dias de Amurim, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Mestrando em Controladoria pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Carla Renata Silva Leitão, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS); Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) - Programa de Pós-graduação em Controladoria.

José Jonas Alves Correia, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

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Publicado

02-01-2023

Como Citar

AMURIM, A. D. de .; LEITÃO, C. R. S. .; CORREIA, J. J. A. . Fatores que influenciam o nível de divulgação dos ativos intangíveis das empresas listadas no IBrX-50. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 89–111, 2023. DOI: 10.21680/2176-9036.2023v15n1ID26836. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/26836. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção 1: Contabilidade Aplicada ao Setor Empresarial (S1)