Benefício emergencial brasileiro: implementação e controle comparado a teoria distributiva de Lowi
DOI:
https://doi.org/10.21680/2176-9036.2022v14n2ID29392Palavras-chave:
Coronavírus. Recurso da Saúde. Recurso da Educação. Finanças Públicas.Resumo
Objetivo: O presente estudo tem por objetivo evidenciar a origem dos recursos e os processos de implementação e distribuição do benefício emergencial destinado às classes populares, comparando com a teoria distributiva de Lowi e justificar o controle e accountability.
Metodologia: Realizou-se a revisão de literatura referente a abordagem da teoria distributiva de Lowi e uma pesquisa documental em sítios da transparência do executivo federal para construção deste ensaio teórico.
Resultados: Os resultados apontam para a existência de mera mutação das origens de recursos nas áreas da educação e saúde para o Ministério da Cidadania, deixando dúvidas se houve efetividade de investimentos. O benefício emergencial atende de forma imediata as pessoas mais desfavorecidas, mas não reparam os danos permanentes da trajetória de vulnerabilidade e subcidadania da população das classes populares. A ação de controle e accountability dos recursos pelo Tribunal de Contas da União evidencia que houve falta de foco com a política social, como previsto pela teoria distributiva de Lowi (Marcuso & Moreira, 2013).
Contribuições do Estudo: No âmbito acadêmico e científico, o presente estudo contribui para o debate da teoria distributiva de Lowi aplicada em situações contingenciais, como no contexto de pandemia denominada de Covid 19. Para a sociedade, suas contribuições perpassam pela necessidade de informações mais transparentes, confiáveis e de maior compreensibilidade na utilização e origens dos recursos públicos, de forma a evitar manipulações orçamentárias. Possibilita a observância da intervenção de instituições controladoras para garantir o uso adequado do erário público.
Downloads
Referências
Almeida, M.H. (2005). Re-centralizando a federação. Revista Sociologia e Política, 24(24), 29-40. Doi.org/10.1590/S0104-44782005000100004.
Almeida, C.C.R., & Tatagiba, L. (2012). Os conselhos gestores sob o crivo da política: balanços e perspectivas. Serviço Social & Sociedade, (109), 68-92. Doi.org/10.1590/S0101-66282012000100005.
Almeida, C., Cayres, D.C., & Tatagiba, L. (2015). Balanço dos estudos sobre os conselhos de políticas públicas na última década. Lua Nova, (94), 255-294. Doi.org/10.1590/0102-64452015009400009.
Andrade, M. E. M. C., & Suzart, J. A. S. (2019). Contabilidade aplicada ao Setor Público: um estudo sobre o reconhecimento da depreciação na contabilidade dos estados brasileiros. Administração Pública e Gestão Social, 11(2), 126-141. ISSN: 2175-5787.Recuperado em 26 julho, 2021, https://periodicos.ufv.br/apgs/article/view/5293.
Aranha, A.L., & Filgueiras, F. (2016). Instituições de accountability no Brasil: mudança institucional, incrementalismo e ecologia processual (pp.15-22). Brasília: Enap.
Araújo, A.H.S., Santos Filho, J.E., & Gomes, F.G. (2015). Lei de Responsabilidade Fiscal: efeitos e consequências sobre os municípios alagoanos. Revista de Administração Pública, 49(3),739-759. Doi.org/10.1590/0034-7612132652.
Brasil (2014). Tribunal de Contas da União. Referencial para avaliação de governança em políticas públicas / Tribunal de Contas da União. Brasília: TCU. Recuperado em 30 julho, 2021, Erro! A referência de hiperlink não é válida.C:/Users/Claudia/Desktop/2021/SUBMISS%C3%83º%20DE%20ARTIGOS/AMBIENTE%20CONTABIL/Nova%20submissao/Referencial%20para%20avalia__o%20de%20governan_a%20em%20pol_ticas%20p_blicas.PDF
Brasil (2020ª, 16 de março). Presidente da República. Entrevista. Brasil se prepara para reduzir impactos do coronavírus na economia. Recuperado em 05 maio, 2020,
Brasil (2020b, 17 de março). Presidente Jair Bolsonaro institui Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Covid-19. O comitê é a casa civil. Recuperado em 05 maio, 2020, https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2020/03/presidente-jair-bolsonaro-institui-comite-de-crise-para-supervisao-e-monitoramento-dos-impactos-da-covid-19.
Brasil (2020c, 18 de março). Presidente Jair Bolsonaro solicita ao Congresso Nacional reconhecimento de calamidade pública no País. Recuperado em 05 maio, 2020, https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2020/03/bolsonaro-solicita-ao-congresso-nacional-reconhecimento-de-calamidade-publica-no-pais.
Brasil (2020d, 18 de março). Presidente Jair Bolsonaro detalha ações do Governo Federal de enfrentamento ao coronavírus. Entrevista. Recuperado em 05 maio, 2020, https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2020/03/ bolsonaro-detalha-acoes-do-governo-federal-de-enfrentamento-ao-coronavirus.
Brasil (2020e). Câmara dos deputados. Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Recuperado em 16 abril, 2020, https://www.camara.leg.br/noticias/655975-aprovada-a-ampliacao-da-lista-de-beneficiarios-do-auxilio-de-r-600-confira/Diário Oficial da União - Seção 1 - 15/5/2020, Página 2 (Publicação Original). Recuperado em 26 julho, 2021, https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-13.979-de-6-de-fevereiro-de-2020-242078735
Brasil (2020f, 2 de abril). Governo sanciona auxílio emergencial sem mudanças no valor ou nos critérios. Fonte: Agência Senado. Recuperado em 26 julho, 2020, https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/142321
Brasil (2020g). Lei Nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019. Diário Oficial Da União. Publicado em: 07/02/2020, Edição: 27, Seção: 1, Página: 1. Recuperado em 26 de julho, 2021, https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-13.979-de-6-de-fevereiro-de-2020-242078735
Brasil (2020h, 1º de setembro). Comunicado interministerial do Palácio do Planalto. O benefício será pago por mais quatro meses com parcelas de R$ 300. Recuperado em 26 julho, 2020, https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-1.000-de-2-de-setembro-de-2020-275657334
Campbell, A.L. (2012). Policy Makes Mass Politics. Annual Reviews of Political Science, 15, 333–51. doi:10.1146/annurev-polisci-012610-135202
Capano, G., & Howlett, W. (2020). The knowns and unknowns of policy instrument analysis: policy tools and the current research agenda on policy mixes. SAGE Open, 10(1),1-13. doi.org/10.1177/2158244019900568.
Capella, A.C., & Brasil, F.G. (2015). Análise de políticas públicas: uma revisão da literatura sobre o papel dos subsistemas, comunidades e redes. Novos Estudos Cebrap, (101), 57-76. doi.org/10.1590/S0101-33002015000100003.
Cardoso, B. B. (2020). A implementação do Auxílio Emergencial como medida excepcional de proteção social. Revista de Administração Pública, 54(4), 1052-1063. doi.org/10.1590/0034-761220200267.
Comisión Económica para América Latina y Caribe. (CEPAL, 2020). Crise por causa de Covid-19 será uma das piores do mundo. América Latina e Caribe sofrerão impactos. Publicado em 20/03/2020 - 16:12. Agência Brasil – Brasília. Recuperado em 10 abril, 2020, : https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-03/cepal-crise-por-causa-de-covid-19-sera-uma-das-piores-do-mundo.
Costa, S.S. (2020). Pandemia e desemprego no Brasil. Revista de Administração Pública, 54(4), p. 969-978.doi.org/10.1590/0034-761220200170
Creswell, J. W. (2009). Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approach. Thousand Oaks, Califórnia: Sage.
Da Silva, W.M. (2019). Contribuições e limitações de revisões narrativas e revisões sistemáticas na área de negócios. Revista de Administração Contemporânea, 23(2), 1-11. doi.org/10.1590/1982-7849rac2019190094.
Decreto nº 10.212, de 30 de janeiro de 2020. (2020). Promulga o texto revisado do Regulamento Sanitário Internacional, acordado na 58ª Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde, em 23 de maio de 2005. Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União, em 30.1.2020 - Edição extra. e retificado em 31.1.2020 - Edição extra-A. Recuperado em 26 de julho, 2021, http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/decreto/D10212.htm
Decreto nº 10.212, de 30 de janeiro de 2020. (2020). Promulga o texto revisado do Regulamento Sanitário Internacional, acordado na 58ª Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde, em 23 de maio de 2005. Diário Oficial Da União em 30.1.2020 - Edição extra. e retificado em 31.1.2020 - Edição extra-A. Recuperado em 26 de julho, 2021, http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/decreto/D10212.htm
Decreto nº 10.316, de 7 de abril de 2020. (2020). Regulamenta a Lei nº 13.982, de 2 de abril de 2020, que estabelece medidas excepcionais de proteção social a serem adotadas durante o período de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (Covid-19). Diário Oficial da União em 7.4.2020 - Edição extra.
Recuperado em 26 de julho, 2021, https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-10.316-de-7-de-abril-de-2020-251562799
Evans, P. (1993). O Estado como problema e solução. Lua Nova, (28-29), 107-157. doi.org/10.1590/S0102-64451993000100006.
Eliadis, P., Hill, M., & Howlett, M. (Eds.) (2005). Designing government: from instruments to governance. Montreal: McGill-Queen’s University Press.
Ferreira, C.A.A., Fraga, M.S., & Teodósio, A.S.S. (2019, junho). Política afirmativa: accountability no ensino superior é possível? Sociedade Brasileira de Administração Pública. In Anais VI Encontro Brasileiro de Administração Pública. Salvador/ Bahia.
Filgueiras, F. (2018). Burocracias do controle, controle da burocracia e accountability no Brasil. In Pires, R., Lotta, G., & Oliveira, V. (Orgs). Burocracia e políticas públicas no Brasil: interseções analíticas. Brasília: Ipea, Enap. Recuperado em 26 de julho, 2021, http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8617
Flick, U. (2009). Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed.
Gonçalves, G.Q., Menicucci, T.M.G., & Amaral, E.FL. (2017). Diferencial educacional entre beneficiários e não beneficiários do Programa Bolsa Família. Cadernos de Pesquisa, 47 (165), 770-795. doi.org/10.1590/198053144297.
Guicheney, H., Junqueira, M.O., & Araújo, V. (2017). O debate sobre o federalismo e suas implicações para a governabilidade no Brasil (1988-2015). BIB, (83), 69-92.
Guimarães, A. S. A avaliação de politicas publicas do Senado Federal (2014-2017): Notas de pesquisa. Brasília: Núcleo de Estudos e Pesquisas/CONLEG/Senado, setembro 2019 (Texto para Discussão no. 263). Recuperado em 26 de julho, 2021, https://www12.senado.leg.br/publicacoes/estudos-legislativos/tipos-de-estudos/textos-para-discussao/td263
Hall, P. A., & Taylor, R.C.R. (2003). As três versões do neoinstitucionalismo. Lua Nova, (58), 193-223. doi.org/10.1590/S0102-64452003000100010.
Hood, C. (1983). The tools of governments. London: Macmillan.
Howlett, M. (2014). From old to new policy design: Design thinking beyond markets and collaborative governance. Policy Sciences, 47(3), 197–207. doi.org/10.1007/s11077-014-9199-0.
Howlett, M., Mukherjee, I., & Rayner, J. (2014). The elements of effective program design: A two-level analysis. Politics and Governance, 2(2), 1–12. doi.org/10.17645/pag.v2i2.23.
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (2018, 4º trimestre). Nota técnica: a evolução dos rendimentos médios utilizando deflatores por faixa de renda-IPEA. Carta de Conjuntura, 41,1-11. Recuperado em 26 de julho, 2021, https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=34745&Itemid=3
Jannuzzi, P. (2011). Avaliação de programas sociais no Brasil: repensando práticas e metodologias das pesquisas avaliativas. Planejamento e políticas públicas, (36), 251-274. Recuperado em 26 julho, 2021, https://www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/228
Kingdon, J. (2007). “Como chega a hora de uma ideia?” e “Juntando as coisas”. In Saravia, E., & Ferrarezi, E. (Orgs.). Políticas públicas. Coletânea, 1. (pp.219-225). Brasília, Enap.
Lake, M.A (2020). What we know so far: COVID-19 current clinical knowledge and research. Clinical Medicine, 20(2), 124–127. doi.org/10.7861/clinmed.2019-coron.
Lascoumes, P., & Le Galès, P. (2007). Understanding public policy through its instruments. From the nature of instruments to the sociology of public policy instrumentation. Governance, 20(1), 1–21. doi.org/10.1111/j.1468-0491.2007.00342.x.
Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. (2020). Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019. Diário Oficial Da União. Publicado em: 07/02/2020, Edição: 27, Seção: 1, Página: 1. Órgão: Atos do Poder Legislativo. Recuperado em 26 de julho, 2021, https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-13.979-de-6-de-fevereiro-de-2020-242078735
Lei Nº 13.982, de 2 de abril de 2020 (2020). Altera a Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, para dispor sobre parâmetros adicionais de caracterização da situação de vulnerabilidade social para fins de elegibilidade ao benefício de prestação continuada (BPC), e estabelece medidas excepcionais de proteção social a serem adotadas durante o período de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (Covid-19) responsável pelo surto de 2019, a que se refere a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Brasília, 2 de abril de 2020. Diário Oficial da União. Publicado em 2.4.2020 - Edição extra A. Recuperado em 26 de julho, 2021, https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-13.982-de-2-de-abril-de-2020-250915958
Lei n.13.982 de 2 de abril de 2020. Altera a Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, para dispor sobre parâmetros adicionais de caracterização da situação de vulnerabilidade social para fins de elegibilidade ao benefício de prestação continuada (BPC), e estabelece medidas excepcionais de proteção social a serem adotadas durante o período de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (Covid-19) responsável pelo surto de 2019, a que se refere a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Diário Oficial da União - Seção 1 - 18/9/2020, Página 1 (Retificação). Recuperado em 26 de julho, 2021, https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-13.982-de-2-de-abril-de-2020-250915958
Lei nº 13.998, de 14 de maio de 2020. (2020). Promove mudanças no auxílio emergencial instituído pela Lei nº 13.982, de 2 de abril de 2020; e dá outras providências. Diário Oficial da União, Seção 1 - 15/5/2020, Página 2 (Publicação Original). Recuperado em 26 de julho, 2021, https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-13.998-de-14-de-maio-de-2020-256966878
Limonti, R.M., Peres, U.D., & Caldas, E.L. (2014). Política de fundos na educação e desigualdades municipais no estado de São Paulo: uma análise a partir das arenas políticas de Lowi. Revista de Administração Pública, 48(2), 389-409. doi.org/10.1590/0034-76121430.
Linder, S. H., & Peters, B. G. (1989). Instruments of government: Perceptions and contexts. Journal of Public Policy, 9(1), 35–58. doi.org/10.1017/S0143814X00007960.
Liu, Y., Gayle, A.A, Wilder-Smith, A., & Rocklöv, J. (2020). The reproductive number of COVID-19 is higher compared to SARS coronavirus. Journal of travel medicine, 27(2), 1-4. doi.org/10.1093/jtm/taaa021.
Lotta, G.S. (2018). Burocracia, redes sociais e interação: uma análise da implementação de políticas públicas. Revista de Sociologia e Política, 26(66),145-173. doi.org/10.1590/1678-987318266607.
Lowi, T.J. (1964). American business, public policy case studies and political theory. World Politics, XVI, 677-715. doi: 10.1093 / oxfordhb / 9780199646135.013.36.
Lowi, T. J. (1966). Distribuição, regulação, redistribuição. São Paulo: S.D.
Lowi, T. J. (1972). Four systems of policy, politics, and choice. Public Administration Review, 32(4), 298–310. doi: 10.2307 / 974990.
Lowi, T. J. (1976). American Government: Incomplete Conquest. Hinsdale, Illinois: The Dryden Press.
Lowi, T.J. (1985). The state in politics: the relation between policy and administration. In Noll, R.G. (ed). Regulatory Policy and the Social Sciences. (pp.67-105). Berkeley, CA: University of California Press.
Maciel, A. M. H.; Miguel, L.; Beló, A., & Pinto, N. G. M. (2021). Evolution of the Fiscal Responsibility Law: an analysis in the municipalities of the southern region of Brazil. Research, Society and Development, 10(2), e52610212865. doi.org/10.33448/rsd-v10i2.12865.
Mancuso, W. P., & Moreira, D.C. (2013). Benefícios tributários valem a pena? um estudo de formulação de políticas públicas. Revista de Sociologia e Política, 21(45), 107-121. doi.org/10.1590/S0104-44782013000100009.
Marçal, R.R. (2021). Earnings management via discretionary accruals: would profits be reliable measures for investors? Revista Ambiente Contábil, 13(1),72 – 89. doi: 10.21680/2176-9036.2021v13n1ID19701.
Marques, E.C. (2003). Redes sociais, instituições e atores políticos no Governo da cidade de São Paulo. São Paulo: Annablume Editora.
Martínez, N.R. (2006). Desafíos estratégicos en la implementación de programas sociales. In Cortázar, J.C. V. (Ed.). Entre el diseño y la evaluación: el papel crucial de la implementación de los programas sociales. (pp.1-62). Washington D.C.: Banco Interamericano del Desarrollo.
Medida Provisória nº 937, de 2 de abril de 2020. Abre crédito extraordinário, em favor do Ministério da Cidadania, no valor de R$ 98.200.000.000,00, para os fins que especifica. Diário Oficial da União. Publicado em: 02/04/2020, Edição: 64-A, Seção: 1 - Extra, Página: 2. Recuperado em 26 de julho, 2021, https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-937-de-2-de-abril-de-2020-250915948
Medida Provisória nº 924, de 13 de março de 2020. Abre crédito extraordinário, em favor dos Ministérios da Educação e da Saúde, no valor de R$ 5.099.795.979,00, para os fins que especifica. Diário Oficial da União, Publicado em: 13/03/2020, Edição: 50-B, Seção: 1 - Extra, Página: 1. Recuperado em 26 de julho, 2021, https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-924-de-13-de-marco-de-2020-247887516
Menezes, D.T. (2017). Política tributária como política pública. Análise do sistema tributário pela tipologia de Theodore Lowi. Revista da PGPN, 5, 115-134.
Migdal, J., Kohli, A., & Shue, V. (1994). State power and social forces: domination and
transformation in the third world. Cambridge: Cambridge University Press.
Miranda, R.S. (2017). Uma revisão de literatura sobre o neoinstitucionalismo e a avaliação do desempenho de instituições sociais. Estação Científica (UNIFAP),7(2), 59-75. doi.org/10.18468/estcien.2017v7n2. p59-75.
Nicholson, N. (2002). Policy Choices and the uses of state power: the work of Theodore J. Lowi. Policy Sciences, 35(2), 163-177. Recuperado em 7 April, 2021, http://www.jstor.org/stable/4532557
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (2020, 31 de março). Desemprego aumenta para 11,6% no trimestre encerrado em fevereiro. Estatísticas Sociais, por Alexandre Barros. Agência IBGE/notícias. Recuperado em 21 abril, 2020 de: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/27260-desemprego-aumenta-para-11-6-no-trimestre-encerrado-em-fevereiro.
Peters, B. G., & Van Nispen, F. (1998). Public policy instruments: Evaluating the tools of public administration. Cheltenham: Edward Elgar Publishing.
Phidd, R., & Doern, G. B. (Eds.) (1983). Canadian public policy: Ideas, structure, process. Toronto: Methuen.
Portal da Transparência Brasil (2020). Recursos. [Welblog]. Recuperado em 16 abril, 2020, https://docs.google.com/spreadsheets/d/1hKRYAjxI4OlFhVOFsTUBs-XCCGz0gA6so9bPAQXtvgA/edit#gid=54325673.
Portal da Transparência Brasil (2020). Parâmetros de dados. Recuperado em 16 abril, 2020, https://www.transparencia.org.br/?url=https://www.transparencia.org.br/ blog/ novo-portal-da-transparencia-do-governo-federal-mais-proximo-dos-parametros-de-dados-abertos/&id=5&gclid=CjwKCAjwhOD0BRAQEiwAK7JHmNwH9n-piNZxRXfylz5qgs4871aA8sS6PF7Kf6j3nkPijshra9glvhoCRKwQAvD_BwE.
Quirino, B.S., Alvarenga. R.C.D. Neto, Carvalho, R.B., & Goulart, I.B. (2015). Análise do programa habitacional minha casa, minha vida nas Perspectivas da inovação social e negócios sociais. Revista de Gestão Social e Ambiental, 9(3), 97-117. doi.org/10.24857/rgsa.v9i3.1031
Rocha, C.V. (2005). Neoinstitucionalismo como modelo de análise para as políticas públicas. Algumas observações. Civitas: Revista de Ciências Sociais, 5(1), 11-28. doi.org/10.15448/1984-7289.2005.1.32.
Rossi, P. H., & Wright, J. D. (1984). Evaluation research: an assessment. Annual Review of Sociology, 10, 331-352. doi.org/10.1146/annurev.so.10.080184.001555.
Sá-Silva, J. R., Almeida, C. D., & Guindani, J. P. (2009). Pesquisa documental: pistas
teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, 1(1), 1-15. Recuperado em 3 agosto, 2021, https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10351
Salamon, L. M. (1981). Rethinking public management: Third party government and the changing forms of government action. Public Policy, 29(3), 255–275. doi.org/10.1177%2F089976408701600104
Salamon, L. M. (2002). The tools of government. A guide to the New Governance. Oxford, New York: Oxford University Press.
Schneider, A. L., & Ingram, H. (1990). Behavioural assumptions of policy tools. Journal of Politics, 52(2), 511–529. doi.org/10.2307/2131904.
Secchi, L. (2014). Políticas públicas: conceitos, esquemas de análise, casos práticos. (2a ed.). São Paulo: Cengage Learning.
Silva, A.M. (2017). Processo decisório e conflitos: questões e reflexões a partir dos megaprojetos. Revista Brasileira de Sociologia, 5(9),113-140. doi.org/10.20336/rbs.193.
Simielli, L.E. R. (2013). Coalizões em educação no Brasil: relação com o governo e influência sobre o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Revista de Administração Pública, 47(3),567-586. doi.org/10.1590/S0034-76122013000300002.
Simonovits, G., Malhotra, N., Lee, R.Y., & Healy, A. (2021). The effect of distributive politics on electoral participation: evidence from 70 million agricultural payments. Political Behavior, (43), 737-750. doi.org/10.1007/s11109-019-09572-7.
Singhal, T. (2020). A Review of Coronavirus Disease-2019 (COVID-19). Indian journal of pediatrics, 87(4), 281-286. doi.org/10.1007/s12098-020-03263-6.
Skocpol, T. (1995). Protecting soldiers and mothers: the political origins of social policy in the United States. Cambridge: Harvard University Press.
Sohrabi, C., Alsafi, Z., O’Neill, N., Khan, M., Kerwan, A., Al-Jabir … Agha, R. (2020). World Health Organization declares global emergency: A review of the 2019 novel coronavirus (COVID-19). International Journal of Surgery, (76), 71-76. doi.org/10.1016/j.ijsu.2020.02.034.
Subirats, J. (2007). Definición del problema. Relevancia pública y formacion de la agenda de actuación de los poderes públicos. In Saravia, E., & Ferrarezi, E. (Orgs.). Políticas públicas. Coletânea,1. (pp.199-248). Brasilia, Enap.
Tribunal de Contas da União (2020a, 14 de maio). Pagamentos de benefícios assistenciais são acompanhados pelo TCU. Acórdão 1123/2020 – TCU – Plenário.TC 009.922/2019-9, Seção 06/05/2020. Recuperado em 20 maio, 2020, https://portal.tcu.gov.br/imprensa/noticias/pagamentos-de-beneficios-assistenciais-sao-acompanhados-pelo-tcu.htm.
Tribunal de Contas da União (2020b, 15 de maio). TCU determina devolução do auxílio emergencial da Covid-19 recebido por militares. Acórdão 1.196, de 2020 – Plenário, TC 018.851/2020-7, Seção 13/05/2020. Recuperado em 20 maio, 2020, https://portal.tcu.gov.br/imprensa/noticias/tcu-determina-devolucao-do-auxilio-emergencial-da-covid-19-recebido-por-militares.htm.
Tribunal de Contas da União (2020c, 6 de julho). Pagamento irregular do Auxílio Emergencial a militares e jovens de classe média. Acórdão 1695/2020-TCU-Plenário.TC. 018.851/2020-7, Seção 01/07/2020. Recuperado em 26 julho, 2021, https://portal.tcu.gov.br/imprensa/noticias/pagamento-irregular-do-auxilio-emergencial-a-militares-e-jovens-de-classe-media.htm
Vedung, E. (1998). Policy instruments: typologies and theories. In M. L. Bemelmans-Videc, R. C. Rist, & E. Vedung (Eds.), Carrots, sticks, and sermons: Policy instruments and their evaluation. (pp. 21-58). New Brunswick, N.J., U.S.A.: Transaction Publishers.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Comomns Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Ambiente Contábil utiliza uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND (Atribuição-NãoComercial – SemDerivações 4.0). Isso significa que os artigos podem ser compartilhados e que a Revista Ambiente Contábil não pode revogar estes direitos desde que se respeitem os termos da licença:
Atribuição: Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Não Comercial: Não se pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações: Se for remixar, transformar ou criar a partir do material, não se pode distribuir o material modificado.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional