Os auditores reagem ao comportamento do mercado?
DOI:
https://doi.org/10.21680/2176-9036.2023v15n2ID31067Palavras-chave:
relatório de auditoria, opinião de auditoria, valor de mercado, volatilidade, riscoResumo
Objetivo: O estudo teve por objetivo verificar se os auditores reagem às informações do mercado – volatilidade do retorno das ações e variação do valor de mercado – impactando a propensão à emissão de opinião modificada ou incorporação de parágrafos de ênfase no relatório de auditoria.
Metodologia: Os testes empíricos tiveram por base a estimação de regressões Logit, com dados de 2009 a 2020 de 338 empresas não financeiras listadas na B3, obtidos diretamente no site da CVM e na base de dados da Economatica.
Resultados: Os resultados dos testes revelaram que entidades que registram maior volatilidade do retorno das ações possuem maior probabilidade de receber relatórios de auditoria com modificação de opinião e com parágrafos de ênfase, sugerindo que o auditor percebe essa medida de risco do mercado como um indício de risco de auditoria em relação à entidade, resultando em maior rigor em seus julgamentos, até como forma de autoproteção. Por outro lado, não foi contatada associação entre a variação no valor de mercado e as opiniões modificadas de auditoria ou parágrafos de ênfase, contrariando as expectativas de que quanto maiores as perdas no valor de mercado maior seria a probabilidade de emissão de opinião modificada por parte dos auditores.
Contribuições do Estudo: As evidências empíricas suprem um gap da literatura sobre o tema, que geralmente explora os efeitos do conteúdo do relatório de auditoria no mercado, enquanto este estudo se concentra em explorar a relação inversa – o impacto das informações do mercado nos trabalhos de auditoria. Adicionalmente, os achados contribuem para a melhor compreensão sobre o trabalho dos auditores, servindo de subsídios para os profissionais da área e os reguladores.
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