Ensinando sustentabilidade a estudantes de ciências contábeis: reduzindo sua pegada ecológica (PE)
DOI:
https://doi.org/10.21680/2176-9036.2023v15n1ID31158Palavras-chave:
Pegada ecológica; Educação sustentabilidade; Estudantes.Resumo
Objetivo: Analisar as mudanças na composição da pegada ecológica (PE) dos estudantes de ciências contábeis suscitadas pelo ensino da sustentabilidade.
Metodologia: Abordagem qualitativa e quantitativa, técnicas descritivas e análise do discurso do sujeito coletivo (DSC). Introdução ao tema e direcionamento ao site da WWF Brasil para calcular a PE.
Resultados: No primeiro round a PE foi 1,96 hectares globais. Componentes relevantes: alimentação, governo e transporte. Após análise de cluster, realizou-se análise do DSC dos três clusters gerados sendo consumo da carne vermelha o principal causador do resultado. Os alunos foram orientados a refletir sobre mudanças para recalcular a PE com novos hábitos, revelando redução no segundo round.
Contribuições do Estudo: Consistiu na metodologia robusta para a análise da PE entre elas a junção da análise de cluster com o DSC. Confirmação do papel da academia na conscientização ambiental para alcançar o desenvolvimento sustentável. Ilustrou a importância da educação para a sustentabilidade mudando atitudes dos alunos.
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