Análise da percepção docente sobre a utilização do mapa conceitual no processo de ensino em cursos de graduação em ciências contábeis no Estado do Rio Grande do Norte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2024v16n2ID32612

Palavras-chave:

Mapa Conceitual, Aprendizagem Significativa, Metodologias de Ensino

Resumo

Objetivo: A pesquisa objetiva analisar a percepção docente sobre a utilização do Mapa Conceitual no processo de ensino nos cursos de graduação em Ciências Contábeis do Estado do Rio Grande do Norte

Metodologia: Trabalho de abordagem qualitativa, com a utilização do survey como método. O questionário desenvolvido contém 19 questões e foi respondido por 51 docentes de cursos de graduação em Ciências Contábeis do Estado do Rio Grande do Norte, através de um link eletrônico enviados por e-mails e mídias sociais. Sua estrutura contém perguntas abertas e de escala likert sobre o mapa conceitual no ensino de contabilidade. Esse instrumento foi submetido ao pré-teste para avaliar sua clareza e precisão para atender aos objetivos propostos. Para à análise de dados, as respostas fechadas foram tabuladas no software Microsoft Excel e passaram por análise descritiva e as respostas das questões abertas passaram por análise de conteúdo, mediante utilização do software ATLAS.ti.

Resultados: Os resultados mostram a viabilidade do mapa conceitual para o ensino de contabilidade, mas identifica a necessidade de incentivos a sua adoção. Os principais benefícios encontrados são: poder de assimilação, absorção, fixação do conhecimento, assim como pode proporcionar um aprendizado colaborativo, a ocorrência de aprendizagem significativa e o relacionamento entre teoria e prática contábil. Porém, surgiram algumas dificuldades no uso da técnica de ensino, como inexperiência discente, resistência ou dificuldade em desenvolver o mapa conceitual.

Contribuições do Estudo: Os achados contribuem evidenciando a percepção positiva dos docentes sobre o mapa conceitual, também contribuem para que outros professores e Instituições de Ensino possam identificar os meios necessários de auxilia-los na adoção ou no desenvolvimento de capacitações docentes, com o intuito de aplicação em sala de aula. Fazendo um paralelo entre a literatura contábil dos mapas conceituais e os resultados da pesquisa, percebe-se que o conhecimento e a adoção dos mapas conceituais no ensino de contabilidade são um pouco maiores do que são evidenciados nas pesquisas, porém de uma forma muita dispersa, sem a devida busca por maiores aprofundamentos e resultados.

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Biografia do Autor

Maria de Fátima Ferreira Simplício, UFRN

Mestre em Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira Lucena, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Ciências Contábeis. Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Aneide Oliveira Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Controladoria e Contabilidade (USP). Professora aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN

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Publicado

01-07-2024

Como Citar

SIMPLÍCIO, M. de F. F.; LUCENA, E. R. F. da C. V. .; ARAÚJO, A. O. Análise da percepção docente sobre a utilização do mapa conceitual no processo de ensino em cursos de graduação em ciências contábeis no Estado do Rio Grande do Norte . REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 387–407, 2024. DOI: 10.21680/2176-9036.2024v16n2ID32612. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/32612. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção 3: Pesquisas de Campo sobre Contabilidade (Survey) (S3)