A RELEVÂNCIA DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL NO MERCADO ACIONÁRIO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE EMPÍRICA DE COMPANHIAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA ANTES E APÓS A PROMULGAÇÃO DA LEI 11.638/07

  • Claudio Marcelo Edwards Barros Universidade Federal do Paraná
  • Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo
  • Aline Carneiro Freitas

Resumo

Fundamentada pela abordagem positiva da contabilidade, o objetivo desta pesquisa foi verificar se a informação contábil ampliou sua relevância após a promulgação da Lei 11.638/07. Para responder a questão de pesquisa, utilizou-se amostra de 50 empresas brasileiras antes (2005 a 2007) e após (2008 a 2010) a adoção do padrão IFRS. Trata-se de um estudo hipotético-dedutivo com abordagem quantitativa. A variável dependente de pesquisa é o retorno anual mensurado a partir do preço de fechamento as ações. Tem como variáveis independentes os retornos medidos pelo EBITDA por ação, lucro líquido por ação, valor patrimonial da ação e faturamento por ação. Foram elaboradas 8 hipóteses de pesquisa, sendo 4 para ações ordinárias (ON) e 4 para ações preferenciais (PN). Para as ações ON, foram rejeitadas 3 das 4 hipóteses indicando que as variáveis EBITDA, valor patrimonial e faturamento tornaram-se relevantes ao nível de significância de 1%, 5% e 10%, respectivamente. Para as ações PN, foram rejeitadas 2 das 4 hipóteses indicando que o valor patrimonial e faturamento tornaram-se relevantes ao nível de 1%. Estes resultados sustentam evidências precedentes de que o processo de convergência brasileiro às normas internacionais de contabilidade pode ter aumentado a relevância da informação contábil.

Palavras-chave: Relevância. IFRS. Harmonização.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo
Doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo
Aline Carneiro Freitas
Especialista em Administração
Publicado
06-02-2013
Como Citar
BARROS, C. M. E.; ESPEJO, M. M. DOS S. B.; FREITAS, A. C. A RELEVÂNCIA DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL NO MERCADO ACIONÁRIO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE EMPÍRICA DE COMPANHIAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA ANTES E APÓS A PROMULGAÇÃO DA LEI 11.638/07. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, v. 5, n. 1, p. 241-262, 6 fev. 2013.
Seção
ARTIGOS