ANÁLISE DE INVESTIMENTO DO SEGMENTO DE TRANSPORTE EM CONDIÇÕES DE INCERTEZA E RISCO

  • Melquiades Pereira de Lima Júnior IFRN
  • Ramiro Jorge Aldatz

Resumo

O deslocamento da população nas cidades brasileiras tem sido realizado em grande parte por ônibus coletivos, no qual se consolida como a principal modalidade de transporte no país. Assim, esse trabalho teve como objetivo a utilização de ferramentas e conceitos de engenharia econômica no intuito de analisar a viabilidade do investimento na criação de uma empresa de transporte intermunicipal no estado do Rio Grande do Norte, em Natal. Os métodos utilizados para avaliação foram a Análise de Sensibilidade, a Análise de Cenários e a Simulação de Monte Carlo, visando compreender o comportamento do investimento em condições de incerteza e risco. Por fim, foi possível perceber que o setor corre riscos de viabilidade, caso a fiscalização nos transportes clandestinos não se intensifique. Porém, tendo em vista as condições econômicas vigentes, o projeto se demonstra vantajoso, necessitando apenas de 10% de recursos próprios para realização do investimento.

Palavras-chave: Viabilidade Econômica. Transporte. Análise de Sensibilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Melquiades Pereira de Lima Júnior, IFRN
Graduado em Administração pela UFRN, Especialista em Finanças pela Fundação Visconde de Cairú, Mestre em Engenharia de Produção e Doutorando em Administração pela UFRN. Professor do IFRN, na área de Administração Financeira.
Ramiro Jorge Aldatz
Graduado e Mestrando em Administração pela UFRN.
Publicado
06-02-2013
Como Citar
LIMA JÚNIOR, M. P. DE; ALDATZ, R. J. ANÁLISE DE INVESTIMENTO DO SEGMENTO DE TRANSPORTE EM CONDIÇÕES DE INCERTEZA E RISCO. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, v. 5, n. 1, p. 224-240, 6 fev. 2013.
Seção
ARTIGOS