ANÁLISE DE INVESTIMENTO DO SEGMENTO DE TRANSPORTE EM CONDIÇÕES DE INCERTEZA E RISCO
Resumo
O deslocamento da população nas cidades brasileiras tem sido realizado em grande parte por ônibus coletivos, no qual se consolida como a principal modalidade de transporte no país. Assim, esse trabalho teve como objetivo a utilização de ferramentas e conceitos de engenharia econômica no intuito de analisar a viabilidade do investimento na criação de uma empresa de transporte intermunicipal no estado do Rio Grande do Norte, em Natal. Os métodos utilizados para avaliação foram a Análise de Sensibilidade, a Análise de Cenários e a Simulação de Monte Carlo, visando compreender o comportamento do investimento em condições de incerteza e risco. Por fim, foi possível perceber que o setor corre riscos de viabilidade, caso a fiscalização nos transportes clandestinos não se intensifique. Porém, tendo em vista as condições econômicas vigentes, o projeto se demonstra vantajoso, necessitando apenas de 10% de recursos próprios para realização do investimento.
Palavras-chave: Viabilidade Econômica. Transporte. Análise de Sensibilidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Comomns Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Ambiente Contábil utiliza uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND (Atribuição-NãoComercial – SemDerivações 4.0). Isso significa que os artigos podem ser compartilhados e que a Revista Ambiente Contábil não pode revogar estes direitos desde que se respeitem os termos da licença:
Atribuição: Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Não Comercial: Não se pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações: Se for remixar, transformar ou criar a partir do material, não se pode distribuir o material modificado.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional