Academic dishonesty: motivations of accounting students

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2024v16n1ID34957

Palavras-chave:

Desonestidade Acadêmica; Motivações; Ciências Contábeis; Estudantes.

Resumo

Objetivo: Compreender as motivações da ocorrência da desonestidade acadêmica, em estudantes universitários de Ciências Contábeis.

Metodologia: Aplicação de um questionário, baseado na pesquisa de Ives et al. (2016), para 83 estudantes de Ciências Contábeis do estado do Rio de Janeiro. Para verificar a consistência interna do instrumento, foi aplicado o teste Kuder-Richardson. Posteriormente, foi realizado o teste qui-quadrado de Pearson.

Resultados: Indicam que a idade e o gênero apresentam pouca influência na desonestidade, enquanto o período que os alunos estão cursando possui influência; ou seja, quanto maior o tempo de permanência, maior a desonestidade. Destaca-se também que os alunos confessaram ter visto mais atos desonestos, do que de fato praticaram, o que demonstra que é mais fácil admitir que já viu outras pessoas serem desonestas do que confessar a própria desonestidade. As maiores motivações para a desonestidade foram a necessidade tirar boas notas, o medo de ser reprovado, a falta de entendimento sobre o conteúdo e a metodologia utilizada pelo professor.

Contribuições do Estudo: O trabalho avança na literatura e traz contribuições sobre o tema, pois ajuda a ter uma melhor compreensão acerca da desonestidade acadêmica, observando quais são as principais motivações dos estudantes para cometerem atos desonestos, sendo importante para as instituições de ensino e para os professores, uma vez que auxilia a compreender algumas motivações que induzem os alunos a serem academicamente desonestos. Abastecidos de tal conhecimento, os docentes e as universidades podem desenvolver e implementar políticas e métodos que fomentem procedimentos mais justos, desencorajando a desonestidade no ambiente acadêmico. Consequentemente, acarretará na melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem e na formação de profissionais mais qualificados e honestos para atuarem no mercado profissional.

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Biografia do Autor

Aloísio Ventura dos Santos Neto, University Federal Fluminense (UFF-VR).

Graduating in Accounting at University Federal Fluminense (UFF-VR).

Mariana Pereira Bonfim, University Federal Fluminense (UFF-VR).

PhD in Accounting at University of Brasília (UnB). Professor at the Department of Accounting at University Federal Fluminense (UFF-VR).

César Augusto Tibúrcio Silva, University of Brasília (UnB).

PhD in Controller and Accounting at University of São Paulo (USP). Professor at Department of Accounting and Actuarial Sciences at University of Brasília (UnB

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Publicado

02-01-2024

Como Citar

SANTOS NETO, A. V. dos .; BONFIM, M. P. .; SILVA, C. A. T. Academic dishonesty: motivations of accounting students. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 16, n. 1, 2024. DOI: 10.21680/2176-9036.2024v16n1ID34957. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/34957. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção 7: Internacional (S7)