Ensino da controladoria nos cursos de pós-graduação stricto sensu na área contábil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2025v17n2ID35445

Palavras-chave:

Ensino da Controladoria, Pós-graduação, Contabilidade

Resumo

Objetivo: Verificar como o ensino da controladoria está sendo abordado nos cursos de pós-graduação stricto sensu da área contábil no Brasil, por meio da análise de conteúdo das ementas e sob a percepção dos discentes.

Metodologia: A pesquisa se classifica como descritiva e com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi documental e por meio de entrevistas narrativas. Analisou-se a estrutura curricular de 17 instituições de ensino superior (IES) que ofertam pós-graduação stricto sensu na área contábil. Como complemento, a pesquisa contou com a participação de 13 pós-graduandos que participaram de uma entrevista narrativa. Para a análise dos resultados, utilizou a técnica de análise de conteúdo.

Resultados: Os achados do estudo mostram que a disciplina de Controladoria nos programas de pós-graduação em Ciências Contábeis apresenta conteúdos teóricos comuns, como controle interno e sistemas gerenciais, mas com diversidade nas abordagens educacionais entre as instituições. Houve destaque para a necessidade de melhor integração entre ensino e pesquisa, além da inclusão de novas metodologias e temas emergentes. Os discentes reconhecem a importância dos conteúdos para o mercado de trabalho, sugerindo maior aplicabilidade prática e interação com profissionais como áreas de desenvolvimento necessárias.

Contribuições do Estudo: Os resultados da pesquisa contribuem para elucidar lacunas no currículo dos cursos de pós-graduação em ciências contábeis relacionados aos conteúdos que abrangem a área gerencial, bem como beneficiar a academia e o setor empresarial ao qualificar gestores de acordo com as demandas do mercado, impulsionando o melhor desempenho e a competitividade das organizações.

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Biografia do Autor

Marcos Paulo Tavares Bazet, Universidade Federal de Uberlandia (UFU).

Mestrando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Fábio Almeida de Lima, Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Mestrando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Júlia Vieira Reis, Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Mestranda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Edvalda Araújo Leal, niversidade Federal de Uberlândia (UFU).

Doutora em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Professora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

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Publicado

03-07-2025

Como Citar

Bazet, M. P. T., Lima, F. A. de, Reis, J. V. ., & Leal, E. A. . (2025). Ensino da controladoria nos cursos de pós-graduação stricto sensu na área contábil. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal Do Rio Grande Do Norte - ISSN 2176-9036, 17(2), 408–426. https://doi.org/10.21680/2176-9036.2025v17n2ID35445

Edição

Seção

Seção 3: Pesquisas de Campo sobre Contabilidade (Survey) (S3)