ENVIRONMENTAL DISCLOSURE – INFORMAÇÕES SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS DIVULGADAS PELAS EMPRESAS POTENCIALMENTE POLUÍDORAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA
Resumo
Este artigo objetiva identificar as características da evidenciação ambiental sobre resíduos sólidos das companhias listadas na BM&FBOVESPA pertencentes a segmentos potencialmente poluidores. Nesse intuito, adotou-se uma pesquisa prática do tipo Survey, de natureza descritiva, com a abordagem do problema qualitativa. Os dados foram coletados nos relatórios de sustentabilidade ou similares referentes ao exercício de 2011 divulgados pelas empresas. Utiliza-se como instrumento intervenção o modelo Waste-EDE de Voss (2012), um modelo de análise da evidenciação sobre resíduos sólidos, que surgiu da junção das ideias contidas no modelo EDE (Environmental Disclosure Evaluation), da política nacional de resíduos sólidos e das diretrizes da Global Reporting Initiative.A aplicação do modelo calcula uma pontuação que corresponde a um nível (comprometedor; mercado e excelência) de evidenciação ambiental. Os itens evidenciados em nível de excelência são reciclagem dos resíduos sólidos e logística reversa. Na análise dos dados constatou-se que as informações sobre a redução dos resíduos sólidos (ano anterior comparado ao ano atual) são evidenciadas de maneira comprometedora. A média do índice Waste-EDE foi de 76,80 pontos, representando um nível de mercado. Conclui-se, corroborando com pesquisas anteriores, que as empresas pertencentes a segmentos potencialmente poluidores tendem divulgar informações ambientais voluntariamente.
Palavras-chave: Evidenciação ambiental. Resíduos sólidos. Empresas potencialmente poluidoras. BM&FBOVESPA.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Comomns Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Ambiente Contábil utiliza uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND (Atribuição-NãoComercial – SemDerivações 4.0). Isso significa que os artigos podem ser compartilhados e que a Revista Ambiente Contábil não pode revogar estes direitos desde que se respeitem os termos da licença:
Atribuição: Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Não Comercial: Não se pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações: Se for remixar, transformar ou criar a partir do material, não se pode distribuir o material modificado.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional