ENVIRONMENTAL DISCLOSURE – INFORMAÇÕES SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS DIVULGADAS PELAS EMPRESAS POTENCIALMENTE POLUÍDORAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA

Autores

  • Tiago Lucimar da Silva
  • Ernesto Fernando Rodrigues Vicente
  • Elisete Dahmer Pfitscher
  • Fabrícia Silva da Rosa Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Resumo

Este artigo objetiva identificar as características da evidenciação ambiental sobre resíduos sólidos das companhias listadas na BM&FBOVESPA pertencentes a segmentos potencialmente poluidores. Nesse intuito, adotou-se uma pesquisa prática do tipo Survey, de natureza descritiva, com a abordagem do problema qualitativa. Os dados foram coletados nos relatórios de sustentabilidade ou similares referentes ao exercício de 2011 divulgados pelas empresas. Utiliza-se como instrumento intervenção o modelo Waste-EDE de Voss (2012), um modelo de análise da evidenciação sobre resíduos sólidos, que surgiu da junção das ideias contidas no modelo EDE (Environmental Disclosure Evaluation), da política nacional de resíduos sólidos e das diretrizes da Global Reporting Initiative.A aplicação do modelo calcula uma pontuação que corresponde a um nível (comprometedor; mercado e excelência) de evidenciação ambiental. Os itens evidenciados em nível de excelência são reciclagem dos resíduos sólidos e logística reversa. Na análise dos dados constatou-se que as informações sobre a redução dos resíduos sólidos (ano anterior comparado ao ano atual) são evidenciadas de maneira comprometedora. A média do índice Waste-EDE foi de 76,80 pontos, representando um nível de mercado. Conclui-se, corroborando com pesquisas anteriores, que as empresas pertencentes a segmentos potencialmente poluidores tendem divulgar informações ambientais voluntariamente.

Palavras-chave: Evidenciação ambiental. Resíduos sólidos. Empresas potencialmente poluidoras. BM&FBOVESPA. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrícia Silva da Rosa, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Professora do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade e Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Pós-doutorado em Contabilidade, Doutorado e Mestrado em Engenharia de produção, e Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutorado Sanduíche em Contabilidad- Universidad de Valéncia na Espanha. Tem experiência na áreas de Contabilidade Gerencial e Ensino da Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Evidenciação e Contabilidade Ambiental, Avaliação de Desempenho, Contabilidade Gerencial e Custos.

Downloads

Publicado

10-09-2013

Como Citar

SILVA, T. L. da; VICENTE, E. F. R.; PFITSCHER, E. D.; ROSA, F. S. da. ENVIRONMENTAL DISCLOSURE – INFORMAÇÕES SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS DIVULGADAS PELAS EMPRESAS POTENCIALMENTE POLUÍDORAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 229–249, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/4149. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS