EFEITO ANCORAGEM E RELAÇÕES DE CONSUMO: UM ESTUDO COM PRODUTOS DA CESTA BÁSICA

Autores

  • João Matheus França Bezerra Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
  • Rodrigo José Guerra Leone Universidade Potiguar - UnP

Resumo

Este  estudo  analisou  o efeito  ancoragem  em estimativas de preços para produtos da cesta básica. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com clientes de supermercados, na qual foram levantadas as variáveis valor estimado para cada produto, grau de confiança da estimativa e o nível de essencialidade de cada item.  Foi feita uma análise de correlação múltipla para avaliar a relação entre essas três variáveis.  Observou-se que  para o  grupo  Âncora  Baixa, existe uma forte correlação positiva entre o índice de ancoragem e o nível de confiança da estimativ a. Já para o grupo  Âncora Alta, os  coeficientes de correlação,  demonstram  uma relação  forte  e negativa entre a confiança na estimativa e o efeito ancoragem.  Verificou-se que para os dois grupos experimentais, não há uma correlação significativa entre o índice de ancoragem e a essencialidade percebida.  Os  dados da pesquisa confirmam que o valor das estimativas individuais podem ser influenciadas por valores âncoras, dada a confiança do julgador e a essencialidade percebida em relação ao produto avaliado.  A pesquisa possibilita a academia, uma melhor compreensão de que o adequado entendimento a respeito das heurísticas de decisão, pode favorecer a minimização de prováveis lapsos de julgamento e avaliação, fortalecendo a perspectiva de neutralizar possíveis vieses inerentes ao processo decisório.

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Biografia do Autor

João Matheus França Bezerra, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2007). Especialização em Contabilidade Gerencial pela Universidade Potiguar - UnP (2009). Mestrado em Administração pela Universidade Potiguar (2011). Atualmente é Professor Efetivo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Tem experiência em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade e Planejamento Tributário

Rodrigo José Guerra Leone, Universidade Potiguar - UnP

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (1995), mestrado em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (1998), especialização em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1999) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor do curso de Mestrado em Administração da Universidade Potiguar, onde também é o editor-responsável pela Revista de Administração da UnP - RAUnP. Tem experiência nas áreas de Matemática, Estatística e Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando nos seguintes temas: métodos quantitativos, tomada de decisão, finanças empresariais, finanças comportamentais, planejamento financeiro pessoal, programação matemática e gestão de custos.

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Publicado

10-09-2013

Como Citar

BEZERRA, J. M. F.; LEONE, R. J. G. EFEITO ANCORAGEM E RELAÇÕES DE CONSUMO: UM ESTUDO COM PRODUTOS DA CESTA BÁSICA. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 68–85, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/4150. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS