SISTEMA DE CUSTOS MUNICIPAL: DESAFIOS, OBSTÁCULOS E PERCEPÇÃO NO CASO DO MUNICÍPIO DE VILHENA, RONDÔNIA
Resumo
Dentre as muitas mudanças promovidas na contabilidade no setor público uma das principais é a implantação do sistema de custos, mas não havia prazo determinado para tal implantação. No entanto, haverá para 2014. Até o momento, o município de Vilhena, Estado de Rondônia, não possui um sistema de custos. Por esta razão, este estudo tem como objetivo principal responder à seguinte questão: quais os fatores que determinam as dificuldades para a implantação de um sistema de custos no município de Vilhena? Também, especificamente, procurou-se analisar a percepção dos gestores e servidores sobre o conhecimento de sistema de custos. O método foi um estudo de caso nesse município, pesquisa de campo, e utilizou-se o formulário, entrevistas e análise documental. Utilizou-se a tabulação de dados por comparações para analisar as respostas das 17 entrevistas. Analisaram-se os dados por comparação de respostas e, ainda, com estatística descritiva com frequência relativa. Concluiu-se que alguns fatores dificultam a implantação e desenvolvimento do sistema de custos como a falta de conhecimento do gestor, a falta de interesse desse tipo de controle, a falta de servidores especializados e capacitados (principalmente da área de tecnologia da informação), falta de estudos na área e de planejamento das atividades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Comomns Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Ambiente Contábil utiliza uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND (Atribuição-NãoComercial – SemDerivações 4.0). Isso significa que os artigos podem ser compartilhados e que a Revista Ambiente Contábil não pode revogar estes direitos desde que se respeitem os termos da licença:
Atribuição: Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Não Comercial: Não se pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações: Se for remixar, transformar ou criar a partir do material, não se pode distribuir o material modificado.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional