UM ESTUDO EMPÍRICO SOBRE GESTÃO DE CUSTOS E RISCOS AMBIENTAIS EM EMPRESAS ATUANTES NO BRASIL

Autores

  • Eloy Antônio Fenker Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis – Unisinos
  • Carlos Alberto Diehl Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Tiago Wickstron Alves Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis – Unisinos

Resumo

A gestão ambiental difere entre as empresas, em vista de sua exposição aos riscos. Em vista disso, o objetivo deste estudo é identificar a relação entre Risco Ambiental e Gestão de Custos ambientais em empresas atuantes no Brasil. Esta pesquisa é aplicada e exploratória e foi realizada mediante um questionário com escala Likert a um grupo de 587 empresas selecionadas a partir da lista Valor1000, obtendo–se 39 respostas. O referido instrumento foi submetido à dupla avaliação por análise de validade de conteúdo e pré-teste com amostra preliminar, sendo aceito. A análise das respostas evidenciou correlação positiva entre Risco Ambiental e Gestão dos Custos Ambientais, sinalizando que quanto maior o risco, maior a preocupação com a gestão de custos ambientais. Esta relação pode ser explicada pela existência de uma forte correlação entre a percepção de risco dos gestores e os instrumentos efetivos de gestão adotados pelas empresas. Há também percepção dos gestores da elevação de custos ambientais nos últimos anos. Foi possível verificar que muitas empresas não adotam instrumentos de Gestão dos Custos ambientais recomendados pela literatura, embora algumas tenham posturas ambientais estratégicas que ultrapassam o mero cumprimento da lei.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eloy Antônio Fenker, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis – Unisinos

Mestre em Ciências Contábeis. Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis – Unisinos.

Carlos Alberto Diehl, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Engenheiro Químico (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1993), Mestre em Engenharia de Produção (UFRGS, 1997) e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina com doutorado sanduíche pela HEC Montreal (2004/ Bolsista CNPq). É professor titular do PPG em Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Co-autor em três livros: Gestão de Custos: Uma Abordagem Integrada entre Contabilidade, Engenharia e Administração; Compras elementos para o jogo de negociação; Educação Contábil: Tópicos de Ensino e Pesquisa e organizador do livro Administração Estratégica - gerenciando a competitividade organizacional. Editor da Revista BASE (B1), Presidente da Associação Brasileira de Custos, palestrante e consultor organizacional, sócio da DZ Consultores, Membro EAA, parecerista de diversos periódicos e eventos, pensador Skepsis e avaliador do Sinaes (MEC). Tem experiência na área de Administração e Contabilidade, com ênfase em Controle de Gestão, atuando principalmente em: estratégia (Gestão, Planejamento, Controle), gestão de custos/ contabilidade gerencial, controle de gestão/ controladoria e logística. Atuou como assessor; diretor de finanças e planejamento no Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Bolsista Produtividade do CNPq (PQ).

Tiago Wickstron Alves, Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis – Unisinos

Doutor em Economia. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis – Unisinos

Downloads

Publicado

11-09-2013

Como Citar

FENKER, E. A.; DIEHL, C. A.; ALVES, T. W. UM ESTUDO EMPÍRICO SOBRE GESTÃO DE CUSTOS E RISCOS AMBIENTAIS EM EMPRESAS ATUANTES NO BRASIL. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 190–208, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/4155. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS