IMPACTO DA PROJEÇÃO DOS ANALISTAS DE MERCADO NOS RESULTADOS DAS IPO’S BRASILEIRAS NO PERÍODO DE 2004 A 2009

Autores

  • Joyce Silva Gabriel dos Santos Universidade de Brasília
  • Clesia Camilo Pereira
  • Paulo Roberto Barbosa Lustosa

Resumo

A publicação dos resultados contábeis das IPO’s é fator crítico para o processo de precificação da ação, pois nem sempre há informação publicamente disponível. Estudos indicam que IPO’s com accruals elevados e anormais tiveram baixo retorno nos três anos subsequentes. Este trabalho objetiva verificar se as projeções dos analistas de mercado influenciam os resultados das IPO’s brasileiras. Foi utilizada a metodologia que Kao, Wu e Yang (2009) aplicaram em um estudo recente realizado na China. A amostra composta por 99 IPO’s entre 2004 e 2009 foi classificada por setor econômico. Para o alcance do objetivo, o estudo utilizou o retorno sobre ativo (ROA) e o retorno anormal (RA). Essas foram as principais variáveis analisadas na realização dos testes de regressão logística e regressões lineares. Além desses, foram utilizadas estatísticas descritivas que classificaram as companhias abertas por setor, ano e tamanho de ativos. Os resultados obtidos apresentaram indícios de gerenciamento de resultados para a firma atingir a projeção dos analistas de mercado do BACEN relacionado ao ROA. Quanto às regressões dos RA’s (retornos anormais), constatou-se que, para o preço da ação no Prospecto, os RA’s estão relacionados positivamente ao desempenho do mercado. Quanto ao primeiro dia de negociação, as empresas que mais se distanciaram da projeção dos analistas tiveram um maior RA. Já para o RAA (retorno anormal acumulado), tanto o desempenho da firma como o de mercado tiveram significância, mesmo que opostas entre si.

                                             

Palavras-chaves: Gerenciamento de Resultados. IPO’s. ROA. Retorno Anormal.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joyce Silva Gabriel dos Santos, Universidade de Brasília

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília. Ford Motor Company. Endereço: Complexo Industrial Ford Nordeste. CEP 42810 000 - Camaçari/BA.

Downloads

Publicado

16-09-2013

Como Citar

SANTOS, J. S. G. dos; PEREIRA, C. C.; LUSTOSA, P. R. B. IMPACTO DA PROJEÇÃO DOS ANALISTAS DE MERCADO NOS RESULTADOS DAS IPO’S BRASILEIRAS NO PERÍODO DE 2004 A 2009. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 1–19, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/4185. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS